Entardecer em Nice
Nice

Clima e temperatura em Nice

Saiba como é o clima e temperatura em Nice, uma das informações mais importantes na hora de planejar sua viagem. Programe-se para aproveitar ao máximo seu passeio em uma das cidades mais charmosas da costa francesa. Conheça as variações desse clima durante o ano.

Vista de Nice

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na sua viagem a Paris e França. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à França. Agora veja tudo sobre o clima e temperatura em Nice.

Como são o clima e a temperatura em Nice?

O clima e temperatura em Nice são típicos do mediterrâneo. É um dos climas mediterrânicos mais quentes para a sua latitude. Os verões são quentes, secos e ensolarados e os invernos são moderados e chuvosos. Confira as temperaturas em Nice durante o ano todo e se prepare para as variações de cada estação.

Gráficos de temperaturas em Nice

1. Inverno em Nice (21 de dezembro a 20 de março)

Os invernos em Nice são caracterizados por dias e noites frios e clima variável. Os dias podem ser ensolarados e secos ou úmidos e chuvosos. O gelo é incomum e as nevascas são raras, mesmo Nice estando relativamente próxima aos Alpes. As temperaturas chegam aos números mais baixos durante o mês de janeiro, quando podem ficar abaixo dos 4°C. Essa época pode ser interessante para apreciar o clima e temperatura em Nice de uma maneira diferente.

Temperaturas médias

  • Dezembro: 9°C
  • Janeiro: 8°C
  • Fevereiro: 8,5°C

Inverno em Nice

O que levar na mala para o inverno em Nice?

Roupas quentes, como casacos grossos, roupas de lã, luvas, cachecóis e toucas. É valido levar, também, calçados fechados e confortáveis.

O que fazer no inverno em Nice?

Dê preferência aos pontos turísticos em Nice que sejam em locais fechados, como os museus e galerias, que são muito interessantes. Vale a pena visitar o Museu Marc Chagall, que é uma obra de arte por si só e traz os trabalhos desse artista. Outro lugar belíssimo para conhecer é a Catedral de Nice, que apesar de parecer simples por fora, é surpreendente por dentro.

Catedral de Nice

Você também pode ver uma peça na Ópera de Nice. Ela apresenta óperas, sinfonias e música filarmônica local e internacional. Aproveite, também, os rinques de patinação, presentes na cidade, e o clima natalino nesse período do ano. Há, ainda, os mercados de Natal em Nice, que trazem o melhor da cultura natalina da cidade.

Fachada da Ópera de Nice

Eventos no inverno em Nice

  • Baie des Lumières (fevereiro): Festival das Lanternas Chinesas, que acontece no Parque Phoenix e traz diversas exibições, além de curiosidades da cultura chinesa.
  • Carnaval em Nice (fevereiro/março): é um dos maiores eventos da cidade. Essa festividade traz desfiles, música ao vivo, danças e muita animação.

Feriados no inverno em Nice

  • 25/12: Natal
  • 01/01: Ano-Novo
  • 15/01: Dia de Martin Luther King Jr.
  • 14/02: Dia dos Namorados (data comemorativa)

Carnaval em Nice

2. Primavera em Nice (21 de março a 20 de junho)

A primavera em Nice é uma das melhores épocas para visitar a cidade. Nesse período, as flores estão começando a desabrochar e o clima não está nem quente, nem frio. O clima e temperatura em Nice nessa época do ano é bastante agradável, propícios para as caminhadas. Mas fique atento, a primavera começa fria e chuvosa no final de março e só começa a ficar ensolarada em junho.

Temperaturas médias

  • Março: 10,4°C
  • Abril: 13°C
  • Maio: 16,5°C

Primavera em Nice

O que levar na mala para a primavera em Nice?

Se você for no início da primavera, leve roupas quentes, já no final, inclua roupas mais leves. Deixe sempre um casaco com você, pois as noites costumam ser mais frescas.

O que fazer na primavera em Nice?

É a época ideal para caminhar na cidade, enquanto aprecia a paisagem florida. Entre os principais parques de Nice, está o Parque de la Colline du Chatêau, que está situado em uma colina íngreme. Ainda assim, vale a pena percorrê-lo só pela vista que oferece de toda a região e do mar azulado da Baie des Anges. Já o Parque Phoenix traz zonas temáticas, com espécies de plantas próximas a lagoas, estufas, jardins e espaços com animais.

Parque Phoenix em Nice

Feriados na primavera em Nice

  • Uma semana antes da Páscoa: Domingo de Ramos
  • Primeiro domingo após a primeira lua cheia, geralmente em abril: Páscoa
  • Segunda-feira seguinte ao domingo de Páscoa: Segunda-Feira de Páscoa (também é feriado na França)
  • 01/05: Dia do Trabalhador
  • 08/05: Dia da Vitória na Europa. Comemora-se o final da 2ª Guerra Mundial
  • 10/05: Dia da Ascensão
  • 50 dias após o domingo de Páscoa, geralmente em maio: Segunda-feira de Pentecostes

Coelhos e ovos de Páscoa

3. Verão em Nice (21 de junho a 20 de setembro)

Já o verão é a época ideal para visitar a cidade para quem gosta de temperaturas mais elevadas e busca aproveitar as praias da cidade. Os verões são quentes, secos e ensolarados. A chuva é rara nessa estação e a temperatura é tipicamente acima de 20°C, e frequentemente atinge números acima de 30°C. Aproveite para curtir o sol e fazer vários passeios.

Temperaturas médias

  • Junho: 19,8°C
  • Julho: 22,3°C
  • Agosto: 22,2°C

Verão em Nice

O que levar na mala para o verão em Nice?

Roupas frescas, como camisetas e shorts, mas também um casaco, principalmente se a sua viagem for no início dessa estação do ano, pois a temperatura pode cair um pouco à noite. É válido levar, também, trajes de banho e calçados confortáveis. Não se esqueça de incluir em sua mala chapéus, bonés, protetor solar e garrafas d’água.

O que fazer no verão em Nice?

Essa época do ano é ótima para relaxar nas praias em Nice. Uma das principais é a Blue Beach, com uma ótima infraestrutura para toda a família e várias cadeiras para tomar sol. Ela chama bastante a atenção pelo seu mar azul turquesa, de águas calmas, e possui algumas pedras no lugar da areia, então não se esqueça de levar calçados adequados.

Mar na praia Blue Beach em Nice

Outro lugar imperdível é o bairro de Vieille Ville, o centro histórico da cidade. Com certeza, você encontrará várias atrações legais nessa região. Você ainda pode fazer um animado passeio de barco para explorar a costa da cidade, ou então caminhar na Promenade des Anglais, a avenida mais bonita da região. Lá, estão algumas atrações e clubes de praias sensacionais.

Promenade des Anglais

Eventos no verão em Nice

  • Fête de la Musique (junho): Festival da Música, é sensacional e repleto de novidades desse segmento.
  • Nice Jazz Festival (julho): traz alguns dos maiores nomes do jazz e muita música boa.

Feriados no verão em Nice

  • 14/07: Queda da Bastilha (feriado nacional da França)
  • 15/08: Assunção de Maria

Nice Jazz Festival

4. Outono em Nice (21 de setembro a 20 de dezembro)

O outono em Nice é a época do ano menos indicada para quem quer aproveitar as maravilhas costeiras da cidade, por contar com os meses mais chuvosos. O outono geralmente começa ensolarado em setembro e só vai ficar mais nublado e chuvoso em outubro. As temperaturas costumam permanecer acima de 20°C até novembro, que é quando os dias começar a esfriar até cerca de 17°C, indicando a aproximação do inverno.

Temperaturas médias

  • Setembro: 20,3°C
  • Outubro: 16,1°C
  • Novembro: 12°C

Outono em Nice

O que levar na mala para o outono em Nice?

Assim como na primavera, o ideal é levar tanto roupas mais frescas, como camisetas e shorts, quanto blusas quentes e calças, principalmente se você for no final dessa estação, em novembro ou dezembro. Também não se esqueça de levar guarda-chuva ou capa de chuva.

O que fazer no outono em Nice?

A nossa dica é optar por passeios em lugares fechados ou semi-abertos, para se proteger do frio e, principalmente, das chuvas. Visite o Museu Masséna, que conta a história local por meio de seu rico acervo, e o Musée d’Art Moderne et d’Art Contemporain (Museu de Arte Moderna e Contemporânea), com uma extensa coleção de arte. Aproveite esse período para fazer muitas compras em Nice, pois é quando seus shoppings e lojas oferecem promoções arrasadoras.

Museu Masséna em Nice

Eventos no outono em Nice

  • European Short Film Festival of Nice (outubro): festival europeu de curta-metragens com obras muito interessantes.
  • Marathon des Alpes-Maritimes (novembro): essa Maratona dos Alpes Marítimos é uma das maiores maratonas do mundo e acontece anualmente na Riviera Francesa. O percurso é de 42 km e se estende de Nice a Cannes.

Feriados no outono em Nice

  • 01/11: Dia de Todos os Santos (as famílias visitam seus entes em cemitérios)
  • 11/11: Fim da Primeira Guerra Mundial

Marathon des Alpes-Maritimes Nice-Cannes

Chuvas e neve em Nice

Chove ao longo de todo o ano em Nice, podendo variar suas épocas com maior precipitação. O mês mais chuvoso na cidade é outubro, enquanto o menos chuvoso é julho. Já em relação à neve, saiba que dificilmente ela aparece na região, e se aparece, é pouca e por um período curto.

Pista de patinação em Nice

Qual é a melhor época do ano para ir a Nice?

Com um clima mediterrânico ameno e mais de 300 dias de sol por ano, qualquer época é boa para viajar a Nice. Mas a melhor é, sem dúvidas, a primavera. É quando o tempo em Nice é quente e ensolarado, mas não excessivamente quente. Além disso, nesse período é possível encontrar hotéis com preços mais reduzidos e a cidade não estará tão cheia de turistas.

Vista de Nice na França

Muito mais dicas de Paris no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Paris, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Paris. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Economize muito na viagem a Paris

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre o clima e temperatura em Nice, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Dica para usar o celular à vontade na França e na Europa

Poder usar seu celular em Paris, na França, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS, pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à França nas redes sociais.

Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. O metrô de Paris, o Museu do Louvre, a Torre Eiffel e todos os outros pontos turísticos possuem aplicativos incríveis para os turistas. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o clima e temperatura em Nice quando estiver lá.

Dica para usar o celular à vontade na França

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à França

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus da França é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para a França todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.

Onde ficar em Paris

Dicas para o aluguel de carro na França

Uma dica legal é que para conhecer bem as regiões da França é essencial alugar um carro, principalmente quando a ideia é conhecer as cidades do interior ou a famosa Costa Azul, a costa do Sul da França, com cidades lindas como Cannes, Mônaco e Nice. Elas são todas próximas e o carro facilita muito a viagem entre elas e é a forma mais fácil de se locomover por lá, sem falar que as estradas são lindas.

Você consegue ir ás praias paradisíacas mais afastadas e tem várias outras cidades legais para incluir no roteiro como Marselha, Lyon, Versalhes e a própria Paris. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na França com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível, usando comparadores de preços excelentes e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Veja outras matérias imperdíveis para quem vai viajar à França:

O que fazer em Paris: Principais atrações, passeios e lugares de Paris na França.
Como economizar muito na França: Dicas incríveis para economizar em tudo em Paris.
Como alugar um carro na França: Dicas sobre o aluguel e como achar preços incríveis.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *