Paris

10 eventos históricos em Paris

10 eventos que mudaram a história de Paris e da França

Conheça 10 eventos históricos em Paris, os acontecimentos mais importantes que a fizeram como é hoje, uma das cidades mais incríveis da Europa. A França passou por diversas batalhas, mudanças e modernizações, e vale a pena você saber um pouco disso tudo para entender mais de Paris, quando estiver visitando a cidade. Veja também as 10 construções históricas em Paris, que fizeram parte desses eventos.

Pintura da Revolução Francesa

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em Paris e na França. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à França vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre 10 eventos históricos em Paris.

Primeiros habitantes de Paris

Um dos eventos históricos em Paris que não pode deixar de ser mencionado é a chegada da tribo celta chamada Parisii. Eles habitariam a Île de la Cité e teriam deixado vestígios seus, como um altar próximo a Notre Dame, na cidade que eles chamavam de Lutetia e que, agora, se chama Paris em sua homenagem.

Artefatos do povo celta

Romanos tomam Lutetia e a transformam em Paris

Outro evento histórico super importante é a tomada da cidade dos Parisii pelos Romanos. Depois disso, eles reconstroem a cidade com tudo o que há direito. A cidade, até então chamada de Lutetia, é rebatizada como Paris, homenageando os antigos moradores.

Invasões e cristianismo em Paris

Anos depois, em mais um evento histórico, os bárbaros começam a atacar Paris, então, os romanos enfraquecem. Os francos tomaram a cidade, depois de um longo período, e o cristianismo foi declarado como a religião oficial. Paris se tornou capital da França, dando início a um novo reinado.

Mudança de capital e reinado de Pepino e Carlos Magno

No ano de 751, Pepino, o breve, assumiu historicamente o trono da França. Iniciou-se a dinastia carolíngea na França. Carlos Magno foi seu herdeiro e foi nomeado imperador do Sacro império romano. Ele mudou a capital da França para Aachen, que permaneceu esta até 987, quando Hugo Capeto tornou-se rei e definiu Paris como capital novamente.

Dia de São Bartolomeu e ataque aos protestantes em Paris

Um dos eventos históricos mais marcantes foi o massacre de protestantes, alimentado pela rainha Catarina de Médici, que ocorreu no dia do casamento da filha, com o protestante Henrique de Navarra, que depois, se tornou o primeiro rei da dinastia Bourbon.

Massacre de protestantes

Revolução Francesa em Paris e França

Em uma luta envolvendo os menos favorecidos e os mais ricos de Paris, iniciou-se a Revolução Francesa a partir de 14 de julho de 1789, com a tomada da Bastilha. Ela durou cerca de 5 anos, com várias reviravoltas e mortes, sendo hoje a principal lembrança histórica de Paris. No dia 14 de julho, todos os anos, a cidade entra em festa principalmente na Champs-Élysées em Paris.

Napoleão em Paris

Um líder militar chamado Napoleão Bonaparte livrou Paris de um ataque da monarquia, e começou a participar de diversos ataques a outros países, vencendo. Por isso, ganhou destaque internacional e se tornou uma das figuras mais importantes de toda história francesa.

Imagem de Napoleão

Modernização de Paris

Já em 1851, o sobrinho de Napoleão começou as obras de modernização em Paris, sendo um evento histórico marcante até hoje. Aumentando avenidas, construindo áreas urbanas e mais edifícios, além do sistema de esgoto, ele transformou Paris na cidade mais bela da Europa.

Comuna de Paris

Anos depois, fundou-se a comuna de Paris contra a Prússia e ocorreu uma semana de grandes lutas na cidade, envolvendo muitas mortes de esquerdistas e destruição, além de incêndios, em muitas partes de Paris.

Ocupação alemã de Paris na II Guerra Mundial

Na segunda guerra mundial, os parisienses viveram um tempo de medo com ocupação dos alemães em Paris. Por pouco, Paris escapa de ser completamente destruída com um incêndio, como ordenou Hitler. Esse foi um dos eventos históricos mais marcantes da capital francesa.

Paris nazista

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre 10 eventos históricos em Paris, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Dica para usar o celular à vontade em Paris e na Europa

Poder usar seu celular em Paris, na França, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à França nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. O metrô de Paris, o Museu do Louvre, a Torre Eiffel e todos os outros pontos turísticos possuem aplicativos incríveis para os turistas. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre 10 eventos históricos em Paris quando estiver lá.

Usar o celular à vontade em Paris

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Paris

Agora que você já viu tudo sobre 10 eventos históricos em Paris, uma dica legal e que faz a diferença na viagem à Paris é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. A cidade é enorme e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Paris, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Paris.

Onde ficar em Paris

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Paris é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para Paris todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.

Veja outras matérias imperdíveis de Paris:

O que fazer em Paris: Principais atrações, passeios e lugares de Paris na França.

Compras em Paris: Dicas dos melhores lugares para fazer compras.

Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *