Passaporte
Dicas

Visto Férias-Trabalho da França

Conheça o Visto Férias-Trabalho da França, uma ótima opção para jovens que procuram uma oportunidade de trabalhar e passear no país. Muitas pessoas têm vontade de conhecer a cultura, a história, a culinária e tudo mais que há na França. No entanto, o visto de turista acaba não sendo suficiente para isso, por ser muito curto e não permitir trabalhar. Já com o visto de Férias-Trabalho, é possível curtir o melhor da França com mais facilidade.

Vista da Torre Eiffel em Paris

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito na França. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à França vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre Visto Férias-Trabalho da França.

Programa Férias-Trabalho na França

No início do ano de 2018, o governo francês lançou o visto para o programa Férias-Trabalho, que permite que jovens brasileiros entre 18 e 30 anos passem até um ano trabalhando no país. E o mesmo vale para jovens franceses no Brasil. O objetivo é permitir que eles experimentem a cultura e vida do país, podendo se manter financeiramente nesse período trabalhando.

Passaporte brasileiro

Esse programa já existe há mais de 20 anos em parceria com outros países, como Chile, Canadá e Estados Unidos. No Brasil, ainda não se sabe o número exato de vagas do programa. Mas existe um limite de participantes por ano, pois o governo francês espera uma grande participação de brasileiros. Assim, a ideia é ir aumentando as vagas aos poucos.

Condições para o Visto Férias-Trabalho da França

A exigência principal para o Visto Férias-Trabalho da França é que a pessoa tenha entre 18 e 30 anos. Ademais, é necessário comprovar cerca de 2,5 mil euros ou o equivalente em reais, bem como uma quantidade de dinheiro suficiente para comprar passagem aérea de ida e volta. Outros documentos necessários são:

  • 2 fotos 3,5 x 4,5;
  • Formulário de pedido de visto longa duração preenchido e assinado;
  • Passaporte com validade mínima de 1 ano e 3 meses;
  • Comprovantes financeiros pessoais e extratos bancários comprovando 2,5mil euros;
  • Comprovante de residência no Brasil;
  • Cópia da identidade;
  • Carta de motivação;
  • Currículo;
  • Certificado médico atestando boa saúde;
  • Antecedentes criminais.

Euro na França

Por quanto tempo é possível ficar na França?

Este visto é válido por um ano. Por isso, você, em hipótese alguma, poderá estender ou trocar por outro visto na França. É necessário sair da França após o fim do visto! Além disso, não é possível realizar o pedido de um visto de trabalho durante a vigência deste visto. Por isso, se você busca imigrar para a França, opte por um visto de trabalho direto.

Passaporte e passagem para França

Como pedir o Visto Férias-Trabalho?

Para pedir o visto, não é necessário pagar nenhuma taxa. É preciso apenas fazer o agendamento no site do consulado e levar todos os documentos, bem como o formulário preenchido. Então, o pedido pode ser feito no Consulado da França no Rio, em São Paulo ou no Recife. Vale lembrar que é preciso levar todos os documentos originais e uma cópia de cada documento.

É necessário falar francês?

Não é necessário saber falar francês como pré-requisito do visto. No entanto, é ótimo saber um pouco mais da língua para aumentar as chances de trabalhar no país. Por isso, caso você tenha habilidades na língua, ressalte isso em seu currículo e anexe um comprovante aos documentos levados ao consulado.

Museu do Louvre em Paris

Muito mais dicas de Paris no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Paris, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Paris. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Economize muito na viagem a Paris

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre Visto Férias-Trabalho da França, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Dica para usar o celular à vontade na França e na Europa

Poder usar seu celular em Paris, na França, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à França nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. O metrô de Paris, o Museu do Louvre, a Torre Eiffel e todos os outros pontos turísticos possuem aplicativos incríveis para os turistas. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre Visto Férias-Trabalho da França quando estiver lá.

Dica para usar o celular à vontade na França e na Europa

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à França

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus da França é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para a França todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à França

Dicas para o aluguel de carro na França

Uma dica legal é que para conhecer bem as regiões da França é essencial alugar um carro, principalmente quando a ideia é conhecer as cidades do interior ou a famosa Costa Azul, a costa do Sul da França, com cidades lindas como Cannes, Mônaco e Nice. Elas são todas próximas e o carro facilita muito a viagem entre elas e é a forma mais fácil de se locomover por lá, sem falar que as estradas são lindas, você consegue ir ás praias paradisíacas mais afastadas e tem várias outras cidades legais para incluir no roteiro como Marselha, Lyon, Versalhes e a própria Paris. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na França com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível, usando comparadores de preços excelentes e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Veja outras matérias imperdíveis para quem vai viajar à França:

O que fazer em Paris: Principais atrações, passeios e lugares de Paris na França.

Como economizar muito na França: Dicas incríveis para economizar em tudo em Paris.

Como alugar um carro na França: Dicas sobre o aluguel e como achar preços incríveis.
Tags:

40 comentários

  1. Bom dia, tudo bem? Tenho dúvidas quanto à esse visto.
    Ao fim dele , posso retornar ao Brasil e solicitar algum outro visto?

    1. Ei, Carlinha! Ao retornar, você deve voltar ao Brasil e pode solicitar qualquer outro visto, como o de estudos, por exemplo.

  2. Olá, obrigado pelas dicas!
    Uma dúvida que não ficou claro pra mim no site da embaixada: é necessário apresentar o seguro viagem no momento de tirar o visto? Ou posso contratá-lo somente após ter certeza de que o visto foi concedido?

    Obrigado!!

    1. Olá, Danilo! O seguro precisa ser contratado antes de realizar o pedido do visto. Mas você pode contratar um seguro com cancelamento gratuito. Dê uma olhada nas nossas opções de seguro viagem com cancelamento.

  3. Tenho uma viagem pra França marcada pra dia 5 de dezembro. Posso ir pra lá mesmo se o visto ainda não tiver saído? E uma outra coisa, quem me “banca” é meu pai, serve ser o comprovante bancário dele ? Obrigada !!

    1. Olá, Odara, para o Visto-Férias trabalho é necessário ter o valor pedido em conta bancária, então, nesse caso, seu pai poderia transferir o dinheiro para sua conta. Você pode ir sem o visto, uma vez que os brasileiros possuem o direito de ficar 3 meses na Europa sem visto. No entanto, você não poderá trabalhar e será apenas uma viagem de turismo. E lembre-se: o passaporte fica retido durante os 15 dias da emissão do visto.

  4. Oie!! Ia tirar o visto, mas com a pandemia, optei por esperar.
    Meu francês é básico, na verdade, quero ir mais para estudar a língua. Vocês tem dicas de escolas de francês lá?
    E como ocorre a procura por trabalho, sou cientista de dados em uma multinacional. Será que consigo emprego na área lá?

    1. Olá, Amanda!
      Você pode conferir algumas dicas de ótimas escolas de francês em nossa matéria Onde estudar francês em Paris. Já em relação ao trabalho, é algo bastante relativo, pois depende das ofertas disponíveis ao longo do ano. Esperamos que dê tudo certo!

  5. Oi Gabriel, eu tenho 27 anos, mas minha esposa tem mais de 30. No caso ela teria que tentar outro visto ou por sermos casado ela também consegue?

    1. Oi, Jonatan! Ela deve solicitar outro visto mesmo, pois o Visto Férias-Trabalho é válido apenas para o requerente, sem acompanhante.

  6. Olá,
    Para pedir o visto já tem que ter uma vaga ou proposta de emprego na França? Ou peço o visto e na França procuro um emprego? Falar outro idioma é pré requisito? Não tenho nem inglês.

    1. Olá, Taynara! Não é necessário possuir proposta de emprego na França, é possível ir com o Visto Férias-Trabalho e procurar alguma vaga apenas quando já estiver no país. Quanto a falar outro idioma, não é pré-requisito, apenas recomendável.

  7. Olá 😀 adorei as dicas! Mas para estudar a língua, fazer intercâmbio de 4 a 6 meses, para idade de pode ter 43 anos?

    1. Olá, Marcia! Que bom que gostou das nossas dicas. É possível fazer intercâmbio na França independentemente da idade, porém é necessário solicitar o visto de estudante para poder residir no país durante esse período.

  8. Olá gostei das dicas mas tenho uma preocupação sobre o visto férias eu sou estrangeiro no brasil, sou do congo na África e eu tenho uma família na França queria saber se vou apresentar os mesmo documentos que os brasileiros vão apresentar ou quais são tipos dos documentos que vou aprensentar na embaixada

    1. Olá, Effran! Acredito que possa apresentar os mesmos documentos, inclusive o comprovante de sua residência no Brasil. De qualquer modo, vale a pena conferir antecipadamente no site oficial da Embaixada da França no Brasil.

  9. Boa noite .ja morei em portugal . Só não esperei minha residência .voltei ao Brasil devido a pandemia. Posso contar a Portugal sem solicitar visto. Até porque já trabalhei e tenho alguns documentos que prova que trabalho e tenho atestado de morada como constata no meu IRS. Posso comprar só passagem de ida pra passar mas um tempo.

    1. Olá! O ideal é conferir com o Consulado Geral de Portugal no Brasil, para garantir que você poderá entrar no país sem problemas.

  10. Eu amei a ideia 🙂

    Queria saber se ainda está disponível esse visto em 2021 (por causa da pandemia e tals). E eu tbm queria saber se eu conseguir um trabalho fixo lá eu posso mudar meu visto pra visto de trabalho e morar mais de 1 ano lá ?

    1. Olá, João! Esse tipo de visto permanece válido, porém os requisitos para consegui-lo e para entrar na França mudaram um pouco. Portanto, o ideal é conferir com antecedência no site do Consulado Geral da França no Brasil.

  11. Posso tirar esse visto e ir morar em outro país da Europa? 🙂

    1. Olá, Renata! Um dos critérios para que esse visto seja válido no país é a nacionalidade do requerente. É necessário que os países tenham acordo entre si. Por isso, para quem tem nacionalidade brasileira, esse tipo de visto é válido apenas na França, Alemanha e Nova Zelândia.

  12. Oi Gabriel, espero que esteja bem! Tenho duas dúvidas:
    1 – se eu consigo um trabalho na França e estou com o visto de férias trabalho, ao término desse visto, a empresa pode solicitar o visto de trabalho normal?
    2 – eu pensei em ir para a França com o visto de férias-trabalho e, chegando lá, vou assinar o PACS com meu namorado (que é Francês). Ao fim do 1 ano do visto férias-trabalho, eu posso dar entrada no visto do PACS?
    Muito obrigada

    1. Olá, Tania! Normalmente, a empresa consegue, sim, solicitar o visto de trabalho ao seu funcionário. Porém, aconselhamos que você confira essa e a outra questão no site do Consulado Geral da França no Brasil (há em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife), também para o caso de surgirem outras dúvidas ao longo desse processo de solicitação de visto.

  13. É possível pedir o visto de férias trabalho, conseguir um trabalho de contrato indeterminado e pedir para renovar o titre de sejour para continuar residindo legalmente no país?

    1. Olá, Jorge! Há algumas exigências específicas para a solicitação do Titre de séjour, que você pode conferir com mais detalhes no Consulado Geral da França no Brasil. Uma dica é também preencher as informações de sua situação neste site do Serviço Público Francês para conferir quais são os procedimentos indicados (a página está em francês, mas é possível traduzi-la para português clicando com o botão direito do mouse): http://www.service-public.fr/particuliers/vosdroits/N110

  14. Boa tarde estou na Franca eu posso pedir o visto estando aqui ?

    1. Olá, Mercia! Sim, você pode solicitar o visto, ou alteração de seu status, já estando no país.

  15. Ola gostaria de saber se está emitindo este visto estava querendo dá entrada nele no final do ano mais sigo uma blogueira que disse que não está sendo emitido no momento eu sou do RJ, obrigada ficarei aguardando um feedback.

    1. Olá, Luana! Nós aconselhamos que você confirme com o Consulado Geral da França no Brasil, através do site oficial ou no próprio local, visto que há uma unidade no Rio de Janeiro.

  16. Ola,
    Gostaria de saber, se existe a possibilidade de solicitar esse visto em outro pais?
    Atualmente eu moro nos EUA, mas eu tenho interesse em me mudar e ter uma experiencia na Franca. Saberia de dizer se é possível solicitar esse visto na embaixada de outro pais, ou é somente no Brasil?
    E ao entrar com o processo deste visto o quanto é “garantido” a aprovação do mesmo?
    Porque eu nao me importo de ir para o Brasil realizar o processo, so não gostaria de fosse “em vão”.
    Obrigada

    1. Olá, Alessandra! Um dos critérios para que esse visto seja válido no país é a nacionalidade do requerente. É necessário que os países tenham acordo entre si. Por isso, para quem tem nacionalidade brasileira, esse tipo de visto é válido apenas na França, Alemanha e Nova Zelândia. Para maiores chances de aprovação, é necessário cumprir todos os pré-requisitos.

  17. Oi. Eu tenho mais de 30 anos. Não consigo tirar um visto com esses mesmos benefícios ou parecidos ???

    1. Olá, Saulo! Infelizmente não. Mas há as opções de Visto de Trabalho e Visto de Estudante, por exemplo. Você pode ver qual é melhor para suas condições e, tendo os documentos específicos exigidos, fazer a solicitação.

  18. Bom dia,

    Uma pergunta, só é possível pedir o visto desde o Brasil? Porque eu moro fora e queria explorar essa opção de visto também.

    Muito obrigada.

    1. Olá, Thalita! Infelizmente, este tipo de visto é válido apenas para residentes no Brasil, sendo necessária também a apresentação do comprovante de residência no país.

  19. Olá, bom dia! gostaria de solicitar o visto férias trabalho, e gostaria de tirar uma duvida, pois tenho um filho de 7 anos, eu poderia levar ele com visto de turismo ou ele tem direito de me acompanhar?

    1. Olá, Sara! Nós aconselhamos que você confirme sobre o visto de entrada de seu filho com o Consulado Geral da França no Brasil, através do site oficial ou no próprio local, caso haja uma unidade próximo a você.

  20. Gostaria de saber se voltando ao Brasil possso pedir um novo visto férias trabalho, já passei um ano com o mesmo na França.

    1. Olá, Ariel! Infelizmente, ao encerrar o período do Visto Férias-Trabalho da França, ele não poderá ser renovado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *