Place de la Bourse no inverno em Bordéus
Bordéus

Clima e a temperatura em Bordéus

Confira o clima e a temperatura em Bordéus para se programar adequadamente para sua viagem e não ser pego desprevenido pelo frio ou calor. Confira todos os detalhes sobre as estações do ano, clima e temperatura em Bordéus.

Palácio da Bolsa em Bordéus

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na sua viagem a Paris e França. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à França. Agora veja tudo sobre o clima e temperatura em Bordéus.

Como são o clima e a temperatura em Bordéus?

A cidade de Bordéus é conhecida por ter um verão morno e um inverno muito frio. Durante boa parte do ano, o tempo é de céu parcialmente encoberto com nuvens e chove bastante. A média anual de temperatura é 12,7°C, porém elas podem variar bastante dependendo da época do ano. Confira as temperaturas em Bordéus durante o ano todo e se prepare para as variações de cada estação.

Gráfico de temperaturas em Bordéus

1. Inverno em Bordéus (21 de dezembro a 20 de março)

Os invernos de Bordéus são suaves, graças à brisa do Atlântico. Ao longo desse período, as máximas diárias de 10°C são comuns. Já as temperaturas à noite raramente ficam abaixo de zero, mas tendem a ficar entre 3°C e 4°C. Geadas são bastante comuns, mas a neve é ​​rara. Essa é a estação mais chuvosa de Bordéus.

Temperaturas médias

  • Dezembro: 6,1°C
  • Janeiro: 5,5°C
  • Fevereiro: 6,4°C

Geada no inverno em Bordéus

O que levar na mala para o inverno em Bordéus?

Roupas quentes, como casacos grossos, roupas de lã, luvas, cachecóis e toucas. É valido levar, também, calçados fechados por conta das chuvas.

O que fazer no inverno em Bordéus?

A fim de se proteger do frio de Bordéus, priorize os pontos turísticos em lugares fechados. A cidade conta com excelentes museus, os quais você pode visitar e aprender mais sobre a cultura francesa. Entre os museus em Bordéus mais interessantes, estão o Museu da Aquitânia, o Museu Nacional dos Descobrimentos e o Museu do Vinho e dos Negócios.

Museu da Aquitânia em Bordéus

Patinação no gelo também é uma ótima opção de atividade para fazer durante o inverno. O Patinoire de Mériadeck, além de oferecer um interessante espaço para patinação, também sedia shows e partidas de hóquei no gelo. Aproveite, ainda, o seu tempo em Bordéus para fazer uma excursão aos Pirineus. Por lá, há inúmeras opções de áreas de esqui.

Esqui em Bordéus

Eventos no inverno em Bordéus

  • Feiras de Antiguidades (janeiro): essas feiras acontecem todos os anos, nos meses de janeiro e outubro.
  • Jumping International de Bordeaux (fevereiro): um verdadeiro show de cavalos, no Bordeaux Salon du Cheval. Esse circuito equestre traz alguns dos melhores cavaleiros do mundo. Por lá, também ficam expositores que oferecem equipamentos para cavalos e cavaleiros.
  • Medoc Open Visits (março): nesse evento, mais de 50 viticultores na região de Médoc abrem suas vinhas para visitantes. É um passeio imperdível.
  • La Fete Patronale d’Arcachon (março): é o dia da festa de Arcachon. São feitas orações por aqueles que pereceram no mar e há a chamada bênção do mar, onde uma coroa é lançada.
  • Fermes en Fete (março): em Langon, são expostos animais para ver e até comprar. Você encontrará vacas, burros, ovelhas, galinhas, patos, entre outros.

Feriados no inverno em Bordéus

  • 25/12: Natal
  • 01/01: Ano-Novo
  • 15/01: Dia de Martin Luther King Jr.
  • 14/02: Dia dos Namorados (data comemorativa)

Natal em Bordéus

2. Primavera em Bordéus (21 de março a 20 de junho)

Durante a primavera, o tempo em Bordéus é delicioso. As altas temperaturas diárias aumentam de cerca de 15°C em março para 21°C em maio, com mínimas diárias subindo de 5°C para 12°C até o final dessa estação. Há muito sol para aproveitar e os espaços verdes de Bordéus começam a ganhar vida, mas leve um guarda-chuva, pois há muitas chuvas de primavera.

Temperaturas médias

  • Março: 9,7°C
  • Abril: 11,8°C
  • Maio: 14,9°C

Primavera em Bordéus

O que levar na mala para a primavera em Bordéus?

Se você for no início da primavera, leve roupas quentes, já no final, inclua roupas mais leves. Deixe sempre um casaco com você, pois as noites costumam ser mais frescas.

O que fazer na primavera em Bordéus?

Aproveite a primavera em Bordéus para fazer agradáveis caminhadas nos parques e jardins floridos, como o Jardin Public. Também vale muito a pena fazer um tour pela Basílica de Saint-Michael e a Catedral de Saint-André. Esta última, também conhecida como Catedral de Bordéus, é extremamente bonita e gigantesca, além de ser o principal ponto turístico religioso.

Catedral de Saint-André em Bordéus

Eventos na primavera em Bordéus

  • Feira Internacional de Bordeaux (maio): a Foire Internationale de Bordeaux é uma feira já tradicional na cidade, mas que traz muita modernidade aos seus visitantes. Ela recebe profissionais e o público, para tratar de assuntos como desenvolvimento sustentável, agricultura, carros, casa e decoração etc.
  • Regata Internacional de Remo (maio): evento ideal para os amantes do remo. Traz esportistas de diversas regiões ao redor do mundo.
  • Bordeaux Fête le Vin (junho): também conhecido por seu nome em inglês, “Bordeaux Wine Festival”, esse festival de vinhos faz bastante sucesso na cidade. Ele acontece somente em anos pares e traz degustações de vinhos, barracas gastronômicas, competições de rolamento de barris, fogos de artifício e muito mais.

Feriados na primavera em Bordéus

  • Uma semana antes da Páscoa: Domingo de Ramos
  • Primeiro domingo após a primeira lua cheia, geralmente em abril: Páscoa
  • Segunda-feira seguinte ao domingo de Páscoa: Segunda-Feira de Páscoa (também é feriado na França)
  • 01/05: Dia do Trabalhador
  • 08/05: Dia da Vitória na Europa. Comemora-se o final da 2ª Guerra Mundial
  • 10/05: Dia da Ascensão
  • 50 dias após o domingo de Páscoa, geralmente em maio: Segunda-feira de Pentecostes

Coelhos e ovos de Páscoa

3. Verão em Bordéus (21 de junho a 20 de setembro)

A cidade de Bordéus é quente nessa época do ano, com temperaturas entre 24°C e 27°C, mas ondas de calor ocasionais podem elevar as temperaturas a até 30°C ou mais. As noites de verão são relativamente frias, ocorrendo temperaturas abaixo dos 14°C. Apesar de ser a estação mais seca, ainda ocorrem chuvas esporádicas.

Temperaturas médias

  • Junho: 18,3°C
  • Julho: 19,8°C
  • Agosto: 20°C

Verão em Bordéus

O que levar na mala para o verão em Bordéus?

Roupas frescas, como camisetas e shorts, mas também blusas e calças, pois o verão traz temperaturas amenas e pode esfriar à noite, além de calçados confortáveis. Não se esqueça de incluir em sua mala chapéus, bonés, protetor solar e garrafas d’água.

O que fazer no verão em Bordéus?

Para aproveitar o calor do verão em Bordéus, uma dica é fazer um tour cultural pelo Port de la Lune e apreciar sua arquitetura histórica de mais de dois séculos. Próximo ao porto, está a Place de la Bourse. Essa praça, feita para homenagear o rei Luís XV, é cercada de monumentos maravilhosos. Lá, estão a bolsa de valores, um museu e a famosa fonte das Três Graças.

Place de la Bourse em Bordéus

A cidade de Bordéus também conta com outra praça imperdível: a Place de Quinconces. Ela é uma das maiores de toda a Europa e abriga a fonte dos Girondinos, que é considerada uma verdadeira obra de arte e um grande monumento na cidade. Essa fonte conta um pouco da história de Bordéus, com cavalos e homens de bronze em sua estrutura. Aprecie também o rio Garonne, às margens da Praça de Quinconces.

Fonte dos Girondinos na Place de Quinconces em Bordéus

Eventos no verão em Bordéus

  • Saint-Emilion Jazz Festival (julho): esse festival de jazz acontece na comuna francesa de Saint-Emilion e atrai muitos cidadãos de Bordéus, inclusive visitantes de diversas partes do mundo.
  • Reggae Sun Ska Festival (agosto): esse evento costuma durar três dias e permite com que os visitantes acampem para curtir a música e dançar muito.
  • Foire aux Vins et aux Fromage (agosto): feira de vinhos e queijos, que acontece anualmente durante a colheita na cidade de Langon.
  • Marathon du Medoc (setembro): essa maratona percorre mais de 50 vinhedos da região.

Feriados no verão em Bordéus

  • 14/07: Queda da Bastilha (feriado nacional da França)
  • 15/08: Assunção de Maria

Reggae Sun Ska Festival em Bordéus

4. Outono em Bordéus (21 de setembro a 20 de dezembro)

No outono, o clima volta a esfriar, mas as temperaturas ainda são agradáveis. Setembro, outubro e novembro contam com temperaturas entre 20°C a 12°C, sendo que novembro é o mês mais frio. Nessa época, as chuvas também voltam com mais força e outubro é, normalmente, o mês com maior pluviosidade.

Temperaturas médias

  • Setembro: 17,8°C
  • Outubro: 13,3°C
  • Novembro: 8,8°C

Outono em Bordéus

O que levar na mala para o outono em Bordéus?

Assim como na primavera, o ideal é levar tanto roupas mais frescas, como camisetas e shorts, quanto blusas quentes e calças, principalmente se você for no final dessa estação, em novembro ou dezembro. Também não se esqueça de levar guarda-chuva ou capa de chuva.

O que fazer no outono em Bordéus?

Assista a um espetáculo no Grande Teatro de Bordéus, chamado Grand Théâtre em francês. Ele tem mais de 300 anos e possui uma construção maravilhosa, com colunas e estátuas. É referência mundial para a arte, recebendo apresentações da Orquestra de Bordéus, da Ópera Nacional, entre outras. Outra dica de passeio para fazer em Bordéus é por suas vinícolas. Uma das mais famosas é a região Medoc, que oferece um tour com direito a degustação de vinhos.

Grand Théâtre em Bordéus

Eventos no outono em Bordéus

  • Visitas abertas aos castelos de vinho (outubro): no início de novembro, alguns castelos da região abrem suas portas para receber visitas do público, com direito a degustação de vinhos.
  • Margaux Saveurs (outubro): esse evento tem duração de três dias e mostra as riquezas da vila de Margaux, com tours por suas vinícolas e restaurantes.
  • Novart (novembro): é uma mostra multidisciplinar contemporânea, com eventos paralelos e shows ao vivo muito interessantes.

Feriados no outono em Bordéus

  • 01/11: Dia de Todos os Santos (as famílias visitam seus entes em cemitérios)
  • 11/11: Fim da Primeira Guerra Mundial

Margaux Saveurs próximo a Bordéus

Chuvas e neve em Bordéus

É no outono que a quantidade de chuvas aumenta, tendo os maiores níveis de pluviosidade do ano, mas costuma chover durante o ano inteiro em Bordéus. O mês mais chuvoso na cidade é novembro, enquanto o menos chuvoso é julho. Já em relação à neve, saiba que é bem raro ela aparecer na cidade. E caso isso aconteça, é mais provável ser no mês de fevereiro, no inverno.

Neve em Bordéus

Melhor época para visitar e as degustações de vinhos em Bordéus

Bordéus é um importante centro de enoturismo. Então, se for esse o seu interesse, você vai querer visitar em setembro ou outubro, entre o fim do verão e início do outono, que é durante a época de colheita. Excursões e degustações de vinhos estão em alta nessa temporada, e você pode precisar reservar com antecedência.

Vinhedo em Bordéus

Nessa época, as temperaturas médias variam de 20°C a 17°C, com mínimas noturnas de cerca de 10°C a 12°C. Também é um período bastante úmido, com chuvas em cerca de 12 dias por mês. Por isso, se você estiver visitando Bordéus durante a época de colheita, leve uma jaqueta impermeável e algumas roupas para colocar em camadas.

Vista da cidade de Bordéus

Muito mais dicas de Paris no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Paris, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Paris. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Economize muito na viagem a Paris

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre o clima e temperatura em Bordéus, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Dica para usar o celular à vontade na França e na Europa

Poder usar seu celular em Paris, na França, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS, pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à França nas redes sociais.

Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. O metrô de Paris, o Museu do Louvre, a Torre Eiffel e todos os outros pontos turísticos possuem aplicativos incríveis para os turistas. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o clima e temperatura em Bordéus quando estiver lá.

Dica para usar o celular à vontade na França

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à França

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus da França é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para a França todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.

Onde ficar em Paris

Dicas para o aluguel de carro na França

Uma dica legal é que para conhecer bem as regiões da França é essencial alugar um carro, principalmente quando a ideia é conhecer as cidades do interior ou a famosa Costa Azul, a costa do Sul da França, com cidades lindas como Cannes, Mônaco e Nice. Elas são todas próximas e o carro facilita muito a viagem entre elas e é a forma mais fácil de se locomover por lá, sem falar que as estradas são lindas.

Você consegue ir ás praias paradisíacas mais afastadas e tem várias outras cidades legais para incluir no roteiro como Marselha, Lyon, Versalhes e a própria Paris. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na França com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível, usando comparadores de preços excelentes e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Veja outras matérias imperdíveis para quem vai viajar à França:

O que fazer em Paris: Principais atrações, passeios e lugares de Paris na França.
Como economizar muito na França: Dicas incríveis para economizar em tudo em Paris.
Como alugar um carro na França: Dicas sobre o aluguel e como achar preços incríveis.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *