Hegoa Cafe na praia em Hendaye
Hendaye

Clima e a temperatura de Hendaye

Confira o clima e a temperatura de Hendaye para se preparar para sua viagem nos mínimos detalhes e não ser pego desprevenido pelo frio ou calor. Veja mais sobre o clima e a temperatura de Hendaye a seguir.

Casas em Hendaye

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na sua viagem a Paris e França. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à França. Agora veja tudo sobre o clima e a temperatura em Hendaye.

Como são o clima e a temperatura em Hendaye?

Em Hendaye, os verões têm temperaturas agradáveis e os invernos são longos, frios, úmidos e com muito vento. Além disso, o tempo é parcialmente nublado durante todo o ano. Confira as temperaturas em Hendaye durante o ano todo e se prepare para as variações de cada estação.

Gráfico de temperaturas em Hendaye

1. Inverno em Hendaye (21 de dezembro a 20 de março)

O inverno em Hendaye é a estação mais fria do ano e também quando mais chove na cidade. Nessa época, as temperaturas ficam em torno dos 9°C e há bastante vento. Além disso, há muitas chuvas, o que pode tornar sua viagem um pouco desagradável, caso você não leve as roupas adequadas. O mês mais frio é janeiro, quando as temperaturas ficam em torno dos 8°C.

Temperaturas médias

  • Dezembro: 10°C
  • Janeiro: 8°C
  • Fevereiro: 10°C

Inverno em Hendaye

O que levar na mala para o inverno em Hendaye?

Roupas quentes, como casacos grossos, roupas de lã, luvas, cachecóis e toucas. É valido levar, também, calçados fechados por conta das chuvas.

O que fazer no inverno em Hendaye?

Durante o inverno em Hendaye, dê preferência aos pontos turísticos em ambientes fechados. Um lugar muito interessante na cidade é a Église Saint Vincent, a Igreja de São Vicente. Ela foi construída no século XVI e possui uma estrutura bonita, com paredes brancas e venezianas vermelhas. Já em seu interior, há uma cruz do século XIII e galerias de madeira.

Église Saint Vincent em Hendaye

Nessa época, também ocorrem as comemorações de Natal em Hendaye. Você pode passear entre os estandes com comidas, bebidas, objetos decorativos e outros produtos típicos da época, enquanto vivencia o clima natalino na cidade. No final do ano, também ficam disponíveis pistas de patinação no gelo, chamadas Patinoire de Hendaye, para pessoas de todas as idades.

Patinação no gelo no Natal em Hendaye

Eventos no inverno em Hendaye

  • Os Bixintxos (janeiro): festival que celebra São Vicente, o padroeiro da cidade. Ele conta com um desfile de crianças vestidas de corsários, concurso gastronômico, jogos festivos e outras atividades.

Feriados no inverno em Hendaye

  • 25/12: Natal
  • 01/01: Ano-Novo
  • 15/01: Dia de Martin Luther King Jr.
  • 14/02: Dia dos Namorados (data comemorativa)

Natal em Hendaye

2. Primavera em Hendaye (21 de março a 20 de junho)

De março a junho, acontece a primavera em Hendaye. Nessa época, os dias esquentam e ficam mais agradáveis, sendo perfeitos para quem quer fazer uma viagem sem ter que se preocupar com frio ou calor. No começo da estação, as temperaturas ficam em torno dos 11°C, enquanto no final da estação, já alcançam os 18°C.

Temperaturas médias

  • Março: 11°C
  • Abril: 12°C
  • Maio: 15°C

Primavera em Hendaye

O que levar na mala para a primavera em Hendaye?

Se você for no início da primavera, leve roupas quentes, já no final, inclua roupas mais leves. Deixe sempre um casaco com você, pois as noites costumam ser mais frescas.

O que fazer na primavera em Hendaye?

Para aproveitar a estação mais florida do ano, passeie pelo centro da cidade em Hendaye. Essa região é muito cativante e fez parte de um dos momentos mais marcantes da história mundial: o início da Segunda Guerra Mundial. Um dos lugares mais emblemáticos, onde iniciou o conflito, é a estação de trem. Cada canto traz um atrativo e muita história.

Cidade de Hendaye na França

Eventos na primavera em Hendaye

  • Festival de Cinema do Mar (abril): chamado “Festival du Film de la Mer”, esse festival de cinema chama bastante atenção na cidade.
  • Maio do Teatro (maio): o festival “Mai du Théâtre”, também chamado de Mês do Teatro, conta com muitos espetáculos e eventos teatrais.

Feriados na primavera em Hendaye

  • Uma semana antes da Páscoa: Domingo de Ramos
  • Primeiro domingo após a primeira lua cheia, geralmente em abril: Páscoa
  • Segunda-feira seguinte ao domingo de Páscoa: Segunda-Feira de Páscoa (também é feriado na França)
  • 01/05: Dia do Trabalhador
  • 08/05: Dia da Vitória na Europa. Comemora-se o final da 2ª Guerra Mundial
  • 10/05: Dia da Ascensão
  • 50 dias após o domingo de Páscoa, geralmente em maio: Segunda-feira de Pentecostes

Crianças na Páscoa

3. Verão em Hendaye (21 de junho a 20 de setembro)

Como uma boa cidade costeira da França, no verão, Hendaye alcança seu auge e recebe muitos turistas. O verão de Hendaye vai do final de junho ao final de setembro e são os meses mais quentes do ano. As temperaturas não ficam abaixo de 18°C.

Temperaturas médias

  • Junho: 18°C
  • Julho: 20°C
  • Agosto: 21°C

Verão em Hendaye

O que levar na mala para o verão em Hendaye?

Roupas frescas, como camisetas e shorts, mas também blusas e calças, pois o verão traz temperaturas amenas e pode esfriar à noite, além de calçados confortáveis. Não se esqueça de incluir em sua mala roupas de banho, chapéus, bonés, protetor solar e garrafas d’água.

O que fazer no verão em Hendaye?

Para aproveitar o verão, nada melhor do que visitar as praias em Hendaye. A cidade é famosa por ter as praias mais calmas da Costa Basca, ótimas para famílias. A Praia Grande está entre as principais e oferece uma parte com pequenas ondas, boas para surfistas iniciantes. Ao longo de sua extensão, está a Praia de Dois Jumeaux, com uma área rasa para crianças nadarem.

Praia de Ondarraitz em Hendaye

A Praia Ondarraitz também é bastante popular em Hendaye, por sua grande área e boa infraestrutura. Você ainda pode caminhar pelo Chemin de la Baie, onde é possível apreciar a Baía de Txingudi. Ao longo do trajeto, você irá se deparar com algumas ruínas da cidade e diversos canhões, que contam um pouco da história de Hendaye.

Chemin de la Baie em Hendaye

Eventos no verão em Hendaye

  • Festival da Lula (julho): chamado “Fête du Chipiron”, esse evento acontece todos os anos, no dia 13 de julho, e traz essa iguaria das mais variadas formas. Ele também promove atividades ao ar livre, concertos e até fogos de artifício, celebrando o início da temporada de verão.
  • Feira de artesanato e gastronomia – Rond point du palmier (julho e agosto): nesses dois meses, todas as terças-feiras, ocorre uma feira muito interessante que traz a culinária local e produtos artesanais típicos.
  • Festival Basco (agosto): é um dos festivais locais mais importantes. Ele conta com roupas e danças tradicionais, além de fogos de artifício.

Feriados no verão em Hendaye

  • 14/07: Queda da Bastilha (feriado nacional da França)
  • 15/08: Assunção de Maria

Festival da Lula em Hendaye

4. Outono em Hendaye (21 de setembro a 20 de dezembro)

No outono, o clima volta a esfriar e as chuvas se intensificam bastante. As temperaturas costumam ficar entre 12°C e 20°C, sendo que dezembro é o mês mais frio, quando pode até mesmo nevar. Nessa época, também é quando venta mais, e novembro é o mês mais mais chuvoso e com ventos.

Temperaturas médias

  • Setembro: 20°C
  • Outubro: 16°C
  • Novembro: 12°C

Outono em Hendaye

O que levar na mala para o outono em Hendaye?

Assim como na primavera, o ideal é levar tanto roupas mais frescas, como camisetas e shorts, quanto blusas quentes e calças, principalmente se você for no final dessa estação, em novembro ou dezembro. Também não se esqueça de levar guarda-chuva ou capa de chuva.

O que fazer no outono em Hendaye?

Um dos principais pontos turísticos em Hendaye, ideal para conhecer no outono, é o Château Abbadia. Esse grande castelo, construído entre 1864 e 1879, pertenceu ao explorador francês Antoine d’Abaddie. O local possui um estilo neogótico e uma estrutura inspirada na Idade Média. Sua decoração é excêntrica, com vários elementos únicos. Vale a pena passear por lá.

Château d'Abbadia em Hendaye

Eventos no outono em Hendaye

  • Semana do Sabor (outubro): chamado “Semaine du goût”, esse festival tem como objetivo trazer a diversidade de sabores. Ele destaca alguns alimentos em cada edição, como por exemplo o chocolate. É ótimo para experimentar várias delícias.

Feriados no outono em Hendaye

  • 01/11: Dia de Todos os Santos (as famílias visitam seus entes em cemitérios)
  • 11/11: Fim da Primeira Guerra Mundial

Formações rochosas em Hendaye

O mar e a prática de surfe em Hendaye

A cidade de Hendaye é bastante conhecida pela prática do surfe, já que sua praia oferece ótimas condições para a prática desse esporte. Além de ser considerada a mais segura da Costa Basca, e ainda que própria para banhistas, a Praia de Hendaye oferece muitas ondas, ótimas para surfistas novatos e experientes.

  • As águas do mar em Hendaye alcançam suas temperaturas mais altas no verão e primeiros dias de outono, entre os dias 2 de julho e 24 de setembro, com média acima de 20°C. Em agosto, ela atinge a temperatura média de 22°C.
  • Do final de outono ao início da primavera, de 28 de dezembro a 28 de abril, a água é mais fria, com temperatura média abaixo de 14°C. O mês que as águas do mar alcançam sua temperatura mais baixa é fevereiro, com média de 12°C.

Crianças surfando na praia de Hendaye

Chuvas e neve em Hendaye

É no outono que a quantidade de chuvas aumenta, tendo os maiores níveis de pluviosidade do ano, mas costuma chover durante o ano inteiro em Hendaye. O mês mais chuvoso na cidade é novembro, enquanto o menos chuvoso é julho. Já em relação à neve, saiba que é bem raro ela aparecer na cidade.

Chuva em Hendaye

Qual é a melhor época do ano para ir a Hendaye?

O período ideal para conhecer a cidade de Hendaye é entre os meses de maio e outubro, ou seja, principalmente no verão. O final da primavera e início do outono também podem ser uma boa alternativa, principalmente para quem deseja economizar. O verão em Hendaye apresenta temperaturas agradáveis e mais opções de atrações para os visitantes aproveitarem.

Vista de Hendaye

Muito mais dicas de Paris no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Paris, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Paris. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Economize muito na viagem a Paris

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre o clima e a temperatura em Hendaye, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Dica para usar o celular à vontade na França e na Europa

Poder usar seu celular em Paris, na França, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS, pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à França nas redes sociais.

Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. O metrô de Paris, o Museu do Louvre, a Torre Eiffel e todos os outros pontos turísticos possuem aplicativos incríveis para os turistas. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o clima e temperatura em Hendaye quando estiver lá.

Dica para usar o celular à vontade na França

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à França

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus da França é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para a França todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.

Onde ficar em Paris

Dicas para o aluguel de carro na França

Uma dica legal é que para conhecer bem as regiões da França é essencial alugar um carro, principalmente quando a ideia é conhecer as cidades do interior ou a famosa Costa Azul, a costa do Sul da França, com cidades lindas como Cannes, Mônaco e Nice. Elas são todas próximas e o carro facilita muito a viagem entre elas e é a forma mais fácil de se locomover por lá, sem falar que as estradas são lindas.

Você consegue ir ás praias paradisíacas mais afastadas e tem várias outras cidades legais para incluir no roteiro como Marselha, Lyon, Versalhes e a própria Paris. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na França com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível, usando comparadores de preços excelentes e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Veja outras matérias imperdíveis para quem vai viajar à França:

O que fazer em Paris: Principais atrações, passeios e lugares de Paris na França.
Como economizar muito na França: Dicas incríveis para economizar em tudo em Paris.
Como alugar um carro na França: Dicas sobre o aluguel e como achar preços incríveis.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *