Confira o clima e a temperatura de Marselha, para se preparar para sua viagem nos mínimos detalhes e não ser pego desprevenido pelo frio ou calor. Saiba tudo sobre este assunto e planeje a sua viagem com antecedência.
E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na sua viagem a Paris e França. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à França. Agora veja tudo sobre o clima e temperatura em Marselha.
Como são o clima e a temperatura em Marselha?
A cidade de Marselha é conhecida pelo clima temperado e quente. Ela possui uma média de 14°C, porém as temperaturas podem variar bastante dependendo da época do ano. Confira as temperaturas em Marselha durante o ano todo e se prepare para as variações de cada estação.
1. Inverno em Marselha (21 de dezembro a 20 de março)
O inverno em Marselha é quando mais chove. O clima fica úmido nessa estação, que começa nos últimos dias do ano e deixa a temperatura fria até março. Por ser uma cidade praiana, os ventos podem até deixar a cidade mais fresca, mas as temperaturas mínimas não ficam negativas. Na verdade, as mínimas beiram os 8°C e as máximas vão até 13°C, que costuma ser bem agradável.
Temperaturas médias
- Dezembro: 7°C
- Janeiro: 7°C
- Fevereiro: 7°C
O que levar na mala para o inverno em Marselha?
Roupas quentes, como casacos grossos, roupas de lã, luvas, cachecóis e toucas. É valido levar, também, calçados fechados por conta das chuvas.
O que fazer no inverno em Marselha?
Para evitar o frio intenso, prefira pontos turísticos em locais fechados, como os museus em Marselha. Um dos melhores é o Museu de Civilizações da Europa e Mediterrâneo, conhecido por ser o maior deste tipo. Ele conta com uma coleção enorme de artefatos históricos sobre o tema. O Museu da História de Marselha também é imperdível e traz artefatos que surgiram a partir de escavações arqueológicas.
Se você prefere passeios ao ar livre, um ótimo lugar para conhecer mesmo com temperaturas mais baixas é o bairro Le Panier. Ele é encantador e oferece diversos museus e galerias de arte. Além disso, por lá estão algumas cafeterias e bares tradicionais, nos quais você pode se sentar e apreciar uma boa bebida enquanto descansa do passeio.
- Veja mais dicas em nossa matéria O que fazer no inverno em Marselha.
Eventos no inverno em Marselha
- Babel Med Music (março): é um fórum de World Music, que acontece anualmente no Dock des Suds, em Marselha. Reúne centenas de profissionais ligados à música de diversas nacionalidades. Também conta com ótimos shows ao vivo.
- Exposições: nessa época, acontecem diversas exposições de arte, fotografia, entre outras. Vale a pena conferir a programação na cidade nos dias de sua viagem.
Feriados no inverno em Marselha
- 25/12: Natal
- 01/01: Ano-Novo
- 15/01: Dia de Martin Luther King Jr.
- 14/02: Dia dos Namorados (data comemorativa)
2. Primavera em Marselha (21 de março a 20 de junho)
Nessa época, os dias esquentam e ficam mais agradáveis, sendo perfeitos para quem quer fazer uma viagem sem ter que se preocupar com frio ou calor. No começo da estação, as temperaturas ficam em torno dos 14°C, enquanto no final, já alcançam os 20°C.
Temperaturas médias
- Março: 10°C
- Abril: 12°C
- Maio: 17°C
O que levar na mala para a primavera em Marselha?
Se você for no início da primavera, leve roupas quentes, já no final, inclua roupas mais leves. Deixe sempre um casaco com você, pois as noites costumam ser mais frescas.
O que fazer na primavera em Marselha?
Aproveite as temperaturas amenas para fazer passeios ao ar livre. Vá ao Porto Velho, bem no centro da cidade. É um ótimo local para se divertir e comer bem. Ele está rodeado de monumentos, como o Forte Saint Nicolas e o Forte Saint Jean, além da câmara municipal e o famoso Mercado do Peixe. Este é o mercado mais tradicional de Marselha, abrindo todas as manhãs, onde você pode comprar os melhores peixes do Mar Mediterrâneo.
Eventos na primavera em Marselha
- Festival Reflets (abril/maio): é um festival anual de cinema LGBT francês. Ele lida com questões de gênero e identidade, e promove debates, encontros e outras atividades culturais.
- Festival de Marselha (junho/julho): entre a primavera e o verão, esse festival traz uma programação completa aos seus visitantes. Ela inclui dança, teatro, shows, cinema, performance e encontros.
Feriados na primavera em Marselha
- Uma semana antes da Páscoa: Domingo de Ramos
- Primeiro domingo após a primeira lua cheia, geralmente em abril: Páscoa
- Segunda-feira seguinte ao domingo de Páscoa: Segunda-Feira de Páscoa (também é feriado na França)
- 01/05: Dia do Trabalhador
- 08/05: Dia da Vitória na Europa. Comemora-se o final da 2ª Guerra Mundial
- 10/05: Dia da Ascensão
- 50 dias após o domingo de Páscoa, geralmente em maio: Segunda-feira de Pentecostes
3. Verão em Marselha (21 de junho a 20 de setembro)
Como uma boa cidade costeira da França, no verão, Marselha alcança seu auge e recebe muitos turistas que estão fazendo a famosa rota pelas cidades da Costa Azul. O verão de Marselha traz os meses mais quentes do ano, com temperaturas que não ficam abaixo de 20°C, mas é ótimo para quem quer conhecer as praias!
Temperaturas médias
- Junho: 21°C
- Julho: 23°C
- Agosto: 24°C
O que levar na mala para o verão em Marselha?
Roupas frescas, como camisetas e shorts, mas também blusas e calças, pois o verão traz temperaturas amenas e pode esfriar à noite, além de calçados confortáveis. Não se esqueça de incluir em sua mala chapéus, bonés, protetor solar e garrafas d’água.
O que fazer no verão em Marselha?
Um dos melhores lugares para ir durante o verão são as praias em Marselha. Entre as principais, estão a praia do Prado, a praia do Profeta e a praia dos Catalãs. Todas elas são ótimas para nadar e tomar sol, além de praticar esportes aquáticos. Durante o seu passeio pela cidade, não deixe de também experimentar um refrescante coquetel, já que o povo de lá adora um bom happy hour. Um dos lugares mais clássicos é o bar Le Capian do Intercontinental.
O Arquipélago de Frioul é outra alternativa de passeio para se divertir durante o verão francês em Marselha. Para chegar lá, basta pegar uma balsa de meia hora de Quai de la Fraternité. Esse arquipélago é formado por quatro ilhas, situadas a poucos quilômetros de distância do Porto Velho de Marselha. São elas: Ratonneau, Pomègues, If e Tiboulen. Cada uma oferece paisagens maravilhosas, trilhas, praias com areia branca e muitas outras atrações.
- Veja mais dicas em nossa matéria O que fazer no verão em Marselha.
Eventos no verão em Marselha
- Festival Internacional de Cinema de Marselha (julho): também conhecido como FID Marseille, esse festival tem duração de seis dias e acontece todos os anos no início de julho. Em cada edição, são apresentados mais de 200 filmes produzidos em diferentes países.
- Festival de Jazz de Marselha dos Cinco Continentes (julho): o Marseille Jazz des Cinq Continents traz o melhor do jazz internacional durante o verão. Costuma acontecer por duas semanas, no parque do palácio de Longchamp ou em Vieille Charité.
- Festival Marsatac (agosto/setembro): esse evento traz muita música, principalmente hip-hop e eletrônica, todos os anos no Parc Borély. Costuma durar três dias.
Feriados no verão em Marselha
- 14/07: Queda da Bastilha (feriado nacional da França)
- 15/08: Assunção de Maria
4. Outono em Marselha (21 de setembro a 20 de dezembro)
No outono, o clima volta a esfriar, mas as temperaturas ainda são relativamente. Outubro, novembro e dezembro recebem dias com temperaturas entre 10°C e 20°C, sendo que dezembro é o mês mais frio, quando pode até mesmo nevar. Nessa época, as chuvas também voltam e outubro é, normalmente, o mês com maior pluviosidade.
Temperaturas médias
- Setembro: 19°C
- Outubro: 15°C
- Novembro: 10°C
O que levar na mala para o outono em Marselha?
Assim como na primavera, o ideal é levar tanto roupas mais frescas, como camisetas e shorts, quanto blusas quentes e calças, principalmente se você for no final dessa estação, em novembro ou dezembro. Também não se esqueça de levar guarda-chuva ou capa de chuva.
O que fazer no outono em Marselha?
Durante o outono em Marselha, faça um turismo religioso pelas incríveis catedrais da cidade. A Abadia Saint-Victor, fundada por volta do século V em cima das ruínas da antiga necrópole, ainda traz criptas com sarcófagos e vestígios daquela época. Já a Basílica Notre Dame de la Garde é um dos pontos turísticos mais importantes e simbólicos de Marselha. Seu interior é fantástico, repleto de detalhes, e do local, é possível ter uma visão de 360 graus da cidade.
Eventos no outono em Marselha
- Fiesta des Suds (outubro): é um festival de música bastante animado. Ele dura aproximadamente duas semanas e traz uma programação variada, com artistas de diversos ritmos musicais.
Feriados no outono em Marselha
- 01/11: Dia de Todos os Santos (as famílias visitam seus entes em cemitérios)
- 11/11: Fim da Primeira Guerra Mundial
Chuvas e neve em Marselha
É no outono que a quantidade de chuvas aumenta, tendo os maiores níveis de pluviosidade do ano, mas costuma chover durante o ano inteiro em Marselha. O mês mais chuvoso na cidade é outubro, enquanto o menos chuvoso é julho. Já em relação à neve, saiba que é bem raro ela aparecer na cidade. E caso isso aconteça, é mais provável ser no mês de fevereiro, no inverno.
Qual é a melhor época do ano para ir a Marselha?
O período ideal para conhecer a cidade de Marselha é durante a primavera. Essa época é considerada média temporada, pois as temperaturas estão mais amenas, os preços não são tão caros quanto no verão, mas ainda assim a região possui mais movimento que na baixa temporada. Aproveite para caminhar nos parques floridos e conhecer o Palácio Longchamp, onde está o Museu de Belas Artes.
Muito mais dicas de Paris no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Paris, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Paris. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa
Agora que você já sabe tudo sobre o clima e temperatura em Marselha, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Dica para usar o celular à vontade na França e na Europa
Poder usar seu celular em Paris, na França, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS, pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à França nas redes sociais.
Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. O metrô de Paris, o Museu do Louvre, a Torre Eiffel e todos os outros pontos turísticos possuem aplicativos incríveis para os turistas. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o clima e temperatura em Marselha quando estiver lá.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem à França
Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus da França é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para a França todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.
Dicas para o aluguel de carro na França
Uma dica legal é que para conhecer bem as regiões da França é essencial alugar um carro, principalmente quando a ideia é conhecer as cidades do interior ou a famosa Costa Azul, a costa do Sul da França, com cidades lindas como Cannes, Mônaco e Nice. Elas são todas próximas e o carro facilita muito a viagem entre elas e é a forma mais fácil de se locomover por lá, sem falar que as estradas são lindas.
Você consegue ir ás praias paradisíacas mais afastadas e tem várias outras cidades legais para incluir no roteiro como Marselha, Lyon, Versalhes e a própria Paris. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na França com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível, usando comparadores de preços excelentes e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Veja outras matérias imperdíveis para quem vai viajar à França:
O que fazer em Paris: Principais atrações, passeios e lugares de Paris na França.
Como economizar muito na França: Dicas incríveis para economizar em tudo em Paris.
Como alugar um carro na França: Dicas sobre o aluguel e como achar preços incríveis.