Nascer do sol no Arco do Triunfo de Montpellier
Montpellier

Clima e temperatura em Montpellier

Confira o clima e a temperatura em Montpellier para se preparar para sua viagem nos mínimos detalhes e não ser pego desprevenido pelo frio ou calor. Confira todas as informações e saiba quais roupas levar para conhecer essa charmosa cidade.

Promenade du Peyrou em Montpellier

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na sua viagem a Paris e França. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à França. Agora veja tudo sobre o clima e temperatura em Montpellier.

Como são o clima e a temperatura em Montpellier?

Montpellier é conhecida pelo clima temperado e quente. No entanto, a média anual da cidade é cerca de 16°C e as temperaturas podem variar bastante dependendo da época do ano. Confira as temperaturas em Montpellier durante o ano todo e se prepare para as variações de cada estação.

Gráfico de temperaturas em Montpellier

1. Inverno em Montpellier (21 de dezembro a 20 de março)

O inverno em Montpellier é um pouco frio, no entanto não é muito comum nevar. Por isso, se você quiser curtir a neve, o ideal é ir ao Mont Aigoual, que é a estação de esqui familiar mais próxima, a apenas 2 horas de distância de carro de Montpellier. É importante lembrar, ainda, que no inicio do inverno as chuvas são fortes e os ventos são intensos. De modo geral, é possível dizer que as temperaturas giram em torno dos 10°C nessa época do ano.

Temperaturas médias

  • Dezembro: 6°C
  • Janeiro: 7°C
  • Fevereiro: 10°C

Inverno em Montpellier

Banner-Gabr

O que levar na mala para o inverno em Montpellier?

Roupas quentes, como casacos grossos, roupas de lã, luvas, cachecóis e toucas. É valido levar, também, calçados fechados por conta das chuvas.

O que fazer no inverno em Montpellier?

Durante o inverno, visite os melhores museus em Montpellier. A cidade possui museus sensacionais, repletos de cultura, como o Museu Fabré, que está entre os principais. Ele é um grande espaço dedicado à arte e conta com diversas coleções interessantes, além de exposições temporárias incríveis. Outros museus que vale a pena visitar são: Museu de Anatomia, Museu du Vieux Montpellier, Galeria Montana e muito mais.

Vista do Museu Fabré

Outra opção para se divertir muito no inverno de Montpellier é esquiar. O melhor lugar para isso é no Parque Nacional de Cévennes, onde você pode esquiar nas Montanhas Mont-Aigoual ou passar a tarde brincando na neve na estação de esqui. É um passeio imperdível. E você também não pode perder os Mercados de Natal, que oferecem decorações e comidas típicas da época. Conheça o Les Hivernales, considerado um dos mercados de Natal mais importantes da França.

Esquiar em Montpellier

Eventos no inverno em Montpellier

  • Festival I Love Techno (dezembro): esse evento é dedicado à música eletrônica e atrai mais de 20 mil espectadores anualmente. Ele costuma iniciar em dezembro e se estender até abril.
  • Truffle Festival (janeiro): nesse festival da trufa, os participantes têm a oportunidade de descobrir e provar o chamado “black diamond” (diamante negro, em português) de Montpellier.

Feriados no inverno em Montpellier

  • 25/12: Natal
  • 01/01: Ano-Novo
  • 15/01: Dia de Martin Luther King Jr.
  • 14/02: Dia dos Namorados (data comemorativa)

Árvore de Natal em Montpellier

2. Primavera em Montpellier (21 de março a 20 de junho)

Nessa época, os dias esquentam e ficam mais agradáveis, sendo perfeitos para quem quer fazer uma viagem sem ter que se preocupar com frio ou calor. No começo da estação, as temperaturas ficam em torno dos 10°C, enquanto no final, já alcançam os 16°C. A primavera é, sem dúvidas, a melhor época para visitar Montpellier.

Temperaturas médias

  • Março: 10°C
  • Abril: 13°C
  • Maio: 16°C

Primavera em Montpellier

O que levar na mala para a primavera em Montpellier?

Se você for no início da primavera, leve roupas quentes, já no final, inclua roupas mais leves. Deixe sempre um casaco com você, pois as noites costumam ser mais frescas.

O que fazer na primavera em Montpellier?

Aproveite as temperaturas amenas da primavera para passear nos jardins e parques em Montpellier. A cidade oferece lugares ótimos para entrar em contato com a natureza, caminhar, andar de bicicleta e relaxar. Visite o Jardin des Plantes, o jardim botânico mais antigo da França, criado em 1593, com vegetação romântica incomparável. Outro lugar imperdível é o Square Planchon, um parque bonito localizado no coração de Montpellier.

Jardin des Plantes em Montpellier

Para apreciar a primavera em Montpellier, você também pode tomar um bom café ao ar livre. As cafeterias da cidade são bastante agradáveis e oferecem espaços convidativos. E não deixe de experimentar uma deliciosa culinária nos melhores restaurantes em Montpellier. Eles oferecem desde pratos clássicos franceses até hambúrgueres e empanadas argentinas.

Le Jardin des Sens em Montpellier

Eventos na primavera em Montpellier

  • Batalha do Ano (abril): chamada Battle of the Year, ou BOTY, é um festival de dança hip-hop.
  • Montpellier Reine (maio): é uma corrida em benefício da luta contra o câncer de mama. Acontece nas ruas de Montpellier, no Dia das Mães.
  • Festival das Fanfarras (junho): em meados de junho, acontece esse evento bastante animado nos bairros Beaux-Arts, Pierre Rouge e Boutonnet.

Feriados na primavera em Montpellier

  • Uma semana antes da Páscoa: Domingo de Ramos
  • Primeiro domingo após a primeira lua cheia, geralmente em abril: Páscoa
  • Segunda-feira seguinte ao domingo de Páscoa: Segunda-Feira de Páscoa (também é feriado na França)
  • 01/05: Dia do Trabalhador
  • 08/05: Dia da Vitória na Europa. Comemora-se o final da 2ª Guerra Mundial
  • 10/05: Dia da Ascensão
  • 50 dias após o domingo de Páscoa, geralmente em maio: Segunda-feira de Pentecostes

Corrida Montpellier Reine

3. Verão em Montpellier (21 de junho a 20 de setembro)

No verão em Montpellier, as chuvas quase não acontecem e o clima começa a esquentar, tendo temperaturas de, em média, 21°C. Então, essa é hora de você aproveitar as muitas atividades ao ar livre e passear bastante pela cidade.

Temperaturas médias

  • Junho: 20°C
  • Julho: 22°C
  • Agosto: 22°C

Centro de Montpellier

O que levar na mala para o verão em Montpellier?

Roupas frescas, como camisetas e shorts, mas também blusas e calças, pois o verão traz temperaturas amenas e pode esfriar à noite, além de calçados confortáveis. Não se esqueça de incluir em sua mala roupas de banho, chapéus, bonés, protetor solar e garrafas d’água.

O que fazer no verão em Montpellier?

A cidade de Montpellier oferece atividades muito divertidas, como canoagem no Parque Nacional Cevennes, wake-boarding, vôlei de praia, entre outras. Você ainda pode aproveitar o verão para se refrescar e relaxar nas praias em Montpellier. Entre as melhores, está a Praia de L’Espiguette, uma das mais bonitas da França, que possui uma longa faixa de areia, dunas e grandes ondas. Já a Praia de Carnon é bastante calma e muito bonita, ótima para passar o dia.

Praia de Carnon em Montpellier

Caminhar pela Place de la Comédie, situada no centro de Montpellier, também é uma programação imperdível para o verão. Essa é a principal praça da cidade e tem o nome do teatro local, que é o prédio mais importante da região. No local, estão localizados os melhores restaurantes de Montpellier, além de muitos cafés e lojas. Portanto, você pode apreciar uma boa refeição e fazer ótimas compras durante o passeio.

Área da Place de la Comédie em Montpellier

Eventos no verão em Montpellier

  • Festival de Dança Contemporânea (junho/julho): esse evento é considerado um ponto de encontro de todas as danças e culturas do mundo, oferecendo shows muito interessantes. Ele tem duração de quinze dias e costuma acontecer entre junho e julho, todos os anos.
  • Festival Electromind (julho): é um festival de música eletrônica que ocorre anualmente, ao final de julho, no Espace Grammont.
  • Estivales de Montpellier (junho a setembro): é o evento de verão da cidade, que acontece todas as sextas-feiras, do final de junho ao início de setembro. Ele conta com diversos estandes de exposição de artesãos e outros produtos culturais. Já à noite, conta com shows musicais em torno do centro de convenções Le Corum.

Feriados no verão em Montpellier

  • 14/07: Queda da Bastilha (feriado nacional da França)
  • 15/08: Assunção de Maria

4. Outono em Montpellier (21 de setembro a 20 de dezembro)

No outono, o clima volta a esfriar, mas as temperaturas ainda são relativamente altas. Elas variam entre 10°C e 19°C, sendo que dezembro é o mês mais frio, quando pode até mesmo nevar. Nessa época, as chuvas também voltam e outubro é, normalmente, o mês com maior pluviosidade dessa estação.

Temperaturas médias

  • Setembro: 19°C
  • Outubro: 14,5°C
  • Novembro: 10°C

Outono no centro de Montpellier

O que levar na mala para o outono em Montpellier?

Assim como na primavera, o ideal é levar tanto roupas mais frescas, como camisetas e shorts, quanto blusas quentes e calças, principalmente se você for no final dessa estação, em novembro ou dezembro. Também não se esqueça de levar guarda-chuva ou capa de chuva.

O que fazer no outono em Montpellier?

Visite a Cathédrale Saint Pierre, um dos principais monumentos de Montpellier. O edifício dessa catedral, construído no século XIV, está situado no meio da Cidade Velha e possui um estilo gótico. A fachada conta com duas grandes e belas torres, que formam a entrada, enquanto o interior do local é uma verdadeira obra de arte, com riqueza de detalhes.

La Cathédrale Saint Pierre em Montpellier

Outra dica de passeio para fazer em Montpellier é na Promenade du Peyrou, também conhecida como Praça Real de Peyrou, criada em homenagem ao rei Luís XIV. Sua entrada é marcada pelo Arco do Triunfo de Montpellier, um importante monumento na cidade, similar ao Arco do Triunfo de Paris. É um ótimo espaço para quem quer ver Montpellier de cima e apreciar sua beleza.

Promenade du Peyrou em Montpellier

Eventos no outono em Montpellier

  • Festival Occitan Total Festum (outubro): esse evento acontece na Place de la Comédie e traz espetáculos, exposições, conferências e passeios, através dos quais é possível aprender mais sobre a cultura regional.
  • Internationales de la Guitare (outubro): é um festival de música, focado na guitarra, que promove concertos e encontros musicais.
  • Festival 100% (outubro): também é um festival de música, que costuma acontecer no Espace Grammont.

Feriados no outono em Montpellier

  • 01/11: Dia de Todos os Santos (as famílias visitam seus entes em cemitérios)
  • 11/11: Fim da Primeira Guerra Mundial

Área da Place de la Comédie em Marselha

Chuvas e neve em Montpellier

É no outono que a quantidade de chuvas aumenta, tendo os maiores níveis de pluviosidade do ano, mas costuma chover durante o ano inteiro em Montpellier. O mês mais chuvoso na cidade é outubro, enquanto o menos chuvoso é julho. Já em relação à neve, saiba que é bem raro ela aparecer na cidade. E caso isso aconteça, é mais provável ser no mês de dezembro.

Neve-em Montpellier

Qual é a melhor época do ano para ir a Montpellier?

O período ideal para conhecer a cidade de Montpellier é durante a primavera. Essa época é considerada média temporada, pois as temperaturas estão mais amenas, os preços não são tão caros quanto no verão, mas ainda assim a região possui mais movimento que na baixa temporada. Essa estação é quente o suficiente para passear na praia sem as multidões, andar de bicicleta ou tomar um café ao ar livre.

Vista de Montpellier

Muito mais dicas de Paris no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Paris, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Paris. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Economize muito na viagem a Paris

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre o clima e temperatura em Montpellier, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Dica para usar o celular à vontade na França e na Europa

Poder usar seu celular em Paris, na França, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS, pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à França nas redes sociais.

Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. O metrô de Paris, o Museu do Louvre, a Torre Eiffel e todos os outros pontos turísticos possuem aplicativos incríveis para os turistas. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o clima e temperatura em Montpellier quando estiver lá.

Dica para usar o celular à vontade na França

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à França

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus da França é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para a França todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.

Onde ficar em Paris

Dicas para o aluguel de carro na França

Uma dica legal é que para conhecer bem as regiões da França é essencial alugar um carro, principalmente quando a ideia é conhecer as cidades do interior ou a famosa Costa Azul, a costa do Sul da França, com cidades lindas como Cannes, Mônaco e Nice. Elas são todas próximas e o carro facilita muito a viagem entre elas e é a forma mais fácil de se locomover por lá, sem falar que as estradas são lindas.

Você consegue ir ás praias paradisíacas mais afastadas e tem várias outras cidades legais para incluir no roteiro como Marselha, Lyon, Versalhes e a própria Paris. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na França com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível, usando comparadores de preços excelentes e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Veja outras matérias imperdíveis para quem vai viajar à França:

O que fazer em Paris: Principais atrações, passeios e lugares de Paris na França.
Como economizar muito na França: Dicas incríveis para economizar em tudo em Paris.
Como alugar um carro na França: Dicas sobre o aluguel e como achar preços incríveis.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *