Catedral Notre Dame em Paris pegando fogo
Paris

Incêndio na Catedral Notre Dame em Paris

Saiba tudo sobre o incêndio na Catedral Notre Dame em Paris e conheça as causa da tragédia, o que foi preservado, além do tempo de reconstrução da catedral. A Catedral Notre Dame em Paris, cuja construção levou 87 anos e que possui mais de 800 anos de história, sobreviveu a inúmeras revoltas, revoluções e guerras e presenciou importantes momentos da história da França. No entanto, no dia 15 de abril de 2019, foi parcialmente destruida por um incêndio gravíssimo. Confira tudo sobre essa tragédia que foi o incêndio na Catedral Notre Dame em Paris.

Incêndio na Cadetral Notre Dame em Paris

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em Paris e na França. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à França vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre o incêndio na Catedral Notre Dame em Paris.

O que causou o incêndio na Catedral Notre Dame em Paris?

As origens do desastre que destruiu catedral são desconhecidas atualmente, mas uma investigação foi aberta pelo Ministério Público de Paris, e confiada à brigada criminal da polícia judiciária por causa da complexidade das investigações e da extensão dos danos. No entanto, acredita-se que a causa do incêndio na Catedral Notre Dame em Paris esteja relacionado à reforma no local. De acordo com a polícia, os investigadores estão estudando a hipótese de um curto-circuito causado pela soldagem na estrutura de madeira.

Catedral Notre Dame em Paris pegando fogo

O que foi perdido no incêndio na Catedral Notre Dame em Paris?

A torre de 45 metros de altura que ficava no centro da catedral caiu depois de apenas uma hora de incêndio. O pináculo, ou flecha, da igreja já foi destruído várias vezes ao longo da história. O que veio abaixo durante o incêndio datava de 1859. Além disso, três relíquias foram perdidas no incêndio: o que se considera um dos 70 espinhos da Coroa de Cristo e outras duas relíquias de São Dionísio e Santa Genoveva. O teto da catedral também foi bastante destruído e três rosetas que representam as flores do paraíso, construídas no século 13, foram danificadas de maneira leve.

Escombros da Catedral Notre Dame em Paris

O que conseguiram salvar no incêndio na Catedral Notre Dame em Paris?

As torres norte e sul, que datam de 1220 e 1230, não sofreram danos. Várias estátuas que ficavam no alto da catedral foram retiradas de lá na semana passada para restauração, por isso, não foram destruídas pelo fogo. Além disso, a maior dos três órgãos da igreja ficou intacto. E outras relíquias, tais como a túnica do rei São Luis, do século 13, e o que se julga ser a coroa de espinhos, um cravo que crucificou Jesus e um pedaço da cruz, foram salvos pelos bombeiros durante o incêndio.

Banner-Gabr

Estatuas da Catedral Notre Dame em Paris

Por que demoraram tanto para apagar o fogo?

Durante vários séculos, Notre-Dame foi o monumento mais alto de Paris, com sua torre de 96 metros de altura. Esse foi um dos motivos pelos quais a intervenção dos bombeiros foi tão complicada, além do fato de ter sido necessário retirar manualmente várias das estátuas e pinturas que estavam dentro da catedral, que possuem valor inestimável. A operação foi muito difícil e delicada.

Por que os bombeiros não atacaram o fogo de fora?

As imagens do fogo propagando-se em ritmo acelerado na Catedral Notre Dame em Paris contrastavam com a ausência de alguma medida drástica visível para apagar o fogo, aos olhos dos espectadores. Isso é porque, ao contrário dos bombeiros brasileiros, os bombeiros franceses enfrentam incêndios de dentro e não de fora. Essa tática é mais perigosa para os bombeiros, mas mais eficaz para salvar o monumento. Ao se concentrar no lado de fora, você corre o risco de empurrar as chamas e os gases quentes, que podem chegar a 800 graus para dentro e aumentar o dano.

Vista do Incêndio na Catedral Notre Dame em Paris

Quanto tempo durará a reconstrução?

Por ter sido um incêndio de proporções colossais, a reconstrução da famosa catedral de Paris poderá demorar, segundo o presidente francês, cerca de 5 anos. No entanto, especialistas são menos otimistas e dizem que a catedral levará pelo menos 15 anos para ficar pronta. Enquanto isso, um dos principais pontos turísticos de Paris não está aberto a visitação e não há previsão concreta de quando estará disponível para visitantes novamente.

Vista da Catedral Notre Dame

Muito mais dicas de Paris no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Paris, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Paris. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Economize muito na viagem a Paris

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre incêndio na Catedral Notre Dame em Paris, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Dica para usar o celular à vontade em Paris e na Europa

Poder usar seu celular em Paris, na França, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à França nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. O metrô de Paris, o Museu do Louvre, a Torre Eiffel e todos os outros pontos turísticos possuem aplicativos incríveis para os turistas. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre incêndio na Catedral Notre Dame em Paris quando estiver lá.
Usar o celular à vontade em Paris

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Paris

Agora que você já viu tudo sobre incêndio na Catedral Notre Dame em Paris, uma dica legal e que faz a diferença na viagem à Paris é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. A cidade é enorme e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Paris, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Paris.

Onde ficar em Paris

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Paris é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para Paris todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.

Veja outras matérias imperdíveis de Paris:

O que fazer em Paris: Principais atrações, passeios e lugares de Paris na França.

Compras em Paris: Dicas dos melhores lugares para fazer compras.

Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *