Estátuas no jardim do Palácio de Versalhes
Versalhes

Clima e temperatura em Versalhes

Saiba em detalhes uma das informações mais importantes para sua viagem: o clima e temperatura em Versalhes. Programe-se para aproveitar ao máximo seu passeio em uma das cidades mais belas da França com nossas dicas. Aproveite e confira também o que fazer em Versalhes, e programe suas atividades de acordo com o clima e temperatura em Versalhes.

Tarde em Versalhes

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na sua viagem a Paris e França. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à França. Agora veja tudo sobre o clima e temperatura em Versalhes.

Como são o clima e a temperatura em Versalhes?

Versalhes é uma agradável cidade com clima quente e temperado, mas que possui um alto nível de chuvas. Confira as temperaturas em Versalhes durante o ano todo e se prepare para as variações de cada estação.

Gráfico de temperaturas em Versalhes

1. Inverno em Versalhes (21 de dezembro a 20 de março)

O inverno em Versalhes costuma ser bem frio. As temperaturas chegam aos números mais baixos durante o mês de janeiro, quando podem ficar abaixo dos 0°C e não passam dos 3°C. Essa estação do ano é uma bela época para visitar a cidade, que também conta com um menor número de visitantes nesse período. Porém. saiba que não será possível aproveitar Versalhes em sua plenitude, pois algumas atrações são fechadas. Ainda assim, a ausência de filas pode compensar.

Temperaturas médias

  • Dezembro: 3,8°C
  • Janeiro: 3°C
  • Fevereiro: 3,7°C

Inverno em Versalhes

Banner-Gabr

O que levar na mala para o inverno em Versalhes?

Roupas quentes, como casacos grossos, roupas de lã, luvas, cachecóis e toucas. É valido levar, também, calçados fechados e adequados para andar na neve.

O que fazer no inverno em Versalhes?

Dê preferência aos pontos turísticos que sejam em locais fechados, como os interessantes museus em Versalhes. Entre os melhores, está o Museu Lambinet, que já foi moradia do rei Luís XV e hoje abriga um acervo enorme de obras. Outro lugar imperdível na cidade é o Palácio de Versalhes. Ele também é um grande museu e traz artigos que foram utilizados diariamente pela realeza francesa. É um passeio bastante enriquecedor.

Museu Lambinet em Versalhes

Você também pode aproveitar um delicioso jantar nos melhores restaurantes em Versalhes e conhecer mais da gastronomia francesa. Outra dica é logo após a sua refeição, ou até mesmo durante o dia, assistir aos espetáculos na Ópera Real de Versalhes. Nessa época, também estão disponíveis divertidas pistas de patinação no gelo em alguns locais da cidade.

Ópera Real de Versalhes

Feriados no inverno em Versalhes

  • 25/12: Natal
  • 01/01: Ano-Novo
  • 15/01: Dia de Martin Luther King Jr.
  • 14/02: Dia dos Namorados (data comemorativa)

Mercado de Natal em Versalhes

2. Primavera em Versalhes (21 de março a 20 de junho)

A primavera em Versalhes é uma das melhores épocas para visitar a cidade. Nesse período, os jardins floridos do castelo dão uma beleza adicional ao lugar, além de um aroma contagiante. O clima e temperatura em Versalhes nessa época do ano é bastante agradável, o que é propício para as longas caminhadas pelos monumentos da cidade.

Temperaturas médias

  • Março: 7,1°C
  • Abril: 10,1°C
  • Maio: 13,3°C

Primavera em Versalhes

O que levar na mala para a primavera em Versalhes?

Se você for no início da primavera, leve roupas quentes, já no final, inclua roupas mais leves. Deixe sempre um casaco com você, pois as noites costumam ser mais frescas.

O que fazer na primavera em Versalhes?

É a época ideal para visitar os jardins da cidade, incluindo o jardim do Palácio de Versalhes. Ele possui canteiros floridos e ornamentados, estátuas e fontes, com muitos detalhes que chamam a atenção de qualquer visitante que passe por lá. Outra boa pedida é conhecer os mercados na região, como o Mercado de Notre Dame, que oferece uma grande variedade da comida francesa. Aproveite para passear pelas ruas ao redor e apreciar as paisagens floridas.

Mercado de Notre Dame em Versalhes

Eventos na primavera em Versalhes

  • Versailles Festival (maio a julho): no final da primavera e início do verão, no Palácio de Versalhes. Esse animado festival traz o melhor da música clássica e noites de fogos de artifício.

Feriados na primavera em Versalhes

  • Uma semana antes da Páscoa: Domingo de Ramos
  • Primeiro domingo após a primeira lua cheia, geralmente em abril: Páscoa
  • Segunda-feira seguinte ao domingo de Páscoa: Segunda-Feira de Páscoa (também é feriado na França)
  • 01/05: Dia do Trabalhador
  • 08/05: Dia da Vitória na Europa. Comemora-se o final da 2ª Guerra Mundial
  • 10/05: Dia da Ascensão
  • 50 dias após o domingo de Páscoa, geralmente em maio: Segunda-feira de Pentecostes

Crianças na Páscoa

3. Verão em Versalhes (21 de junho a 20 de setembro)

Já o verão, a época mais quente do ano. É o período ideal para visitar a cidade para quem gosta de temperaturas mais elevadas. No seu mês mais quente, julho, as temperaturas chegam aos 23°C, mas a média é apenas cerca de 13°C. Os lindos jardins floridos ainda estão presentes durante o verão com toda sua imponência, então aproveite para visitá-los.

Temperaturas médias

  • Junho: 16,5°C
  • Julho: 18,4°C
  • Agosto: 18,1°C

Verão em Versalhes

O que levar na mala para o verão em Versalhes?

Roupas frescas, como camisetas e shorts, mas também blusas e calças, pois o verão traz temperaturas amenas e pode esfriar à noite, além de calçados confortáveis. Não se esqueça de incluir em sua mala chapéus, bonés, protetor solar e garrafas d’água.

O que fazer no verão em Versalhes?

O verão também é um bom período para fazer agradáveis passeios a céu aberto, como nos jardins de Versalhes. Em suas fontes, é possível assistir ao show de águas durante o dia, enquanto à noite, esse mesmo espetáculo é acompanhado de luzes e fogos de artifício. Aproveite para visitar o mercado Jussieu-Montreuil, considerado o melhor lugar para comprar produtos orgânicos na cidade.

Fonte no Jardim de Versalhes

O Grand Trianon é outro palácio bastante notável em Versalhes. Ele serviu como refúgio para o rei Luís XVI e atualmente, é a residência presidencial da República Francesa. Sua arquitetura é sensacional, repleta de detalhes. No parque do local, está o Petit Trianon, igualmente interessante. Ele foi utilizado como refúgio por Maria Antonieta e hoje conta com uma decoração elegante e áreas charmosas.

Grand Trianon em Versalhes

Eventos no verão em Versalhes

  • Les Grandes Eaux Nocturnes (finais de semana de verão): as fontes do Palácio de Versalhes trazem os chamados Shows de Fontes Musicais, ou Jardins Musicais, e os Shows Noturnos de Fontes. Eles são incríveis e trazem efeitos especiais, jatos de água de oito metros de altura, música barroca ao fundo, dança e muito mais. À noite, há fogos de artifício e muitas luzes coloridas.
  • Tour de France (julho): o maior evento de ciclismo do mundo. Ele passa por diversos pontos turísticos de Versalhes.

Feriados no verão em Versalhes

  • 14/07: Queda da Bastilha (feriado nacional da França)
  • 15/08: Assunção de Maria

Les Grandes Eaux Nocturnes em Versalhes

4. Outono em Versalhes (21 de setembro a 20 de dezembro)

No outono em Versalhes, os jardins começam a perder sua imponência, mas ganham um charme adicional, um visual romântico único. Nessa época, as temperaturas ainda estão bastante amenas e só começam a baixar ao fim do mês de outono. A média de temperatura fica em torno dos 13°C durante a estação. Vale ressaltar que é a época do ano de maior pluviosidade.

Temperaturas médias

  • Setembro: 15,7°C
  • Outubro: 11,1°C
  • Novembro: 6,7°C

Outono em Versalhes

O que levar na mala para o outono em Versalhes?

Assim como na primavera, o ideal é levar tanto roupas mais frescas, como camisetas e shorts, quanto blusas quentes e calças, principalmente se você for no final dessa estação, em novembro ou dezembro. Também não se esqueça de levar guarda-chuva ou capa de chuva.

O que fazer no outono em Versalhes?

A nossa dica é optar por passeios em lugares fechados ou semi-abertos, para se proteger do frio e, principalmente, das chuvas. Além de palácios, a cidade de Versalhes traz igrejas muito legais. Conheça a Igreja de Notre-Dame de Versalhes, que apesar de ser pequena em tamanho, é muito importante para a região. Ela foi construída em 1686 e exibe uma bela arquitetura neoclássica.

Catedral Notre Dame de Versalhes

Já a Catedral São Luís de Versalhes possui estilo rococó e é considerada um monumento nacional da França. Ela homenageia Luís XV e possui uma rica coleção de obras de arte. Durante o outono, programe-se para fazer um passeio pelo Teatro Montansier, também considerado um monumento histórico, e assista a apresentações diferenciadas.

Teatro Montansier em Versalhes

Feriados no outono em Versalhes

  • 01/11: Dia de Todos os Santos (as famílias visitam seus entes em cemitérios)
  • 11/11: Fim da Primeira Guerra Mundial

Outono em Versalhes

Chuvas e neve em Versalhes

É no outono que a quantidade de chuvas aumenta, tendo os maiores níveis de pluviosidade do ano. Isso causa uma grande alteração no o clima e temperatura em Versalhes, por isso é importante estar prevenido. O mês mais chuvoso na cidade é outubro, enquanto o menos chuvoso é março. Já em relação à neve, saiba que ela aparece durante o inverno e parte do outono, mas não dura muitos dias e costuma nevar pouco em Versalhes.

Patinação no gelo em Versalhes

Qual é a melhor época do ano para ir a Versalhes?

A melhor época para visitar Versalhes é, provavelmente, entre os meses de junho a setembro. Nesse período, o clima é agradável, não é muito frio, e as chuvas estão presentes em menor quantidade. Outra boa época para visitar a cidade é em março, quando as chuvas estão no menor nível possível e as temperaturas estão começando a esquentar.

Cidade de Versalhes na França

Muito mais dicas de Paris no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Paris, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Paris. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Economize muito na viagem a Paris

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre o clima e temperatura em Versalhes, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Dica para usar o celular à vontade na França e na Europa

Poder usar seu celular em Paris, na França, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS, pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à França nas redes sociais.

Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. O metrô de Paris, o Museu do Louvre, a Torre Eiffel e todos os outros pontos turísticos possuem aplicativos incríveis para os turistas. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o clima e temperatura em Versalhes quando estiver lá.

Dica para usar o celular à vontade na França

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à França

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus da França é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para a França todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.

Onde ficar em Paris

Dicas para o aluguel de carro na França

Uma dica legal é que para conhecer bem as regiões da França é essencial alugar um carro, principalmente quando a ideia é conhecer as cidades do interior ou a famosa Costa Azul, a costa do Sul da França, com cidades lindas como Cannes, Mônaco e Nice. Elas são todas próximas e o carro facilita muito a viagem entre elas e é a forma mais fácil de se locomover por lá, sem falar que as estradas são lindas.

Você consegue ir ás praias paradisíacas mais afastadas e tem várias outras cidades legais para incluir no roteiro como Marselha, Lyon, Versalhes e a própria Paris. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na França com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível, usando comparadores de preços excelentes e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Veja outras matérias imperdíveis para quem vai viajar à França:

O que fazer em Paris: Principais atrações, passeios e lugares de Paris na França.
Como economizar muito na França: Dicas incríveis para economizar em tudo em Paris.
Como alugar um carro na França: Dicas sobre o aluguel e como achar preços incríveis.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *