Confira ótimas dicas de segurança em Paris, para que a sua viagem seja tranquila e sem imprevistos. Em geral, a capital da França é segura, porém, como em todo lugar, é necessário ter alguns cuidados básicos, inclusive ao andar na rua, nos passeios e transportes. Veja a seguir como se prevenir e, ainda assim, aproveitar muito:
E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na sua viagem a Paris e França. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à França. Agora veja tudo sobre as dicas de segurança em Paris.
1. Evite ruas vazias e escuras em Paris
A cidade de Paris é segura e conta com diversas regiões turísticas, que oferecem todo o suporte ao turista. Porém, ainda assim há algumas áreas perigosas e que é bom evitar, como as regiões periféricas. Principalmente à noite, evite as ruas vazias e escuras, assim como estações de metrô.
2. Não leve muitos itens de valor durante os passeios em Paris
É sempre bom tomar cuidado com os seus pertences e evitar levar muitos itens de valor enquanto estiver passeando pela cidade, como joias e grande quantidade de dinheiro. Preste atenção, inclusive, ao redor enquanto estiver andando por Paris, para evitar os batedores de carteiras. Além disso, não leve muitas coisas nas mãos, como celular, câmera fotográfica, carteira e óculos de sol.
3. Evite os vendedores de rua em Paris
Na capital francesa, é comum encontrar vendedores de rua nas principais regiões e avenidas. Geralmente, eles são bastante insistentes e tentam vender alguns de seus produtos já colocando-os nos turistas. Caso você não pretenda comprar nada e deseja passear tranquilo, a nossa dica é que não aceite nem dê liberdade para eles. Fale firme que não quer e não pare para conversar.
4. Atente-se aos seus pertences nos pontos turísticos de Paris
Os pontos turísticos em Paris são imperdíveis e ao visitá-los, você deve aproveitar ao máximo, porém sem deixar de se atentar aos seus pertences. Evite levar muitos objetos de valor, principalmente nos locais abertos e nos parques da Disneyland Paris.
Caso esteja com carrinho de bebê, saiba que nos parques da Disney, há um espaço específico para deixá-los enquanto você vai às atrações. E se você estiver com muitas coisas ou for em algum brinquedo mais radical, pode deixar seus pertences em armários disponíveis nos parques.
5. Não participe de jogos de rua em Paris
Nas ruas de Paris, principalmente nas praças, você encontrará algumas pessoas fazendo aqueles jogos famosos que aparecem em alguns filmes. São três copos e apenas um deles contém um objeto. Eles são misturados e a pessoa deve adivinhar em qual estará o tal objeto. Esses jogos são manipulados e você perderá dinheiro sem necessidade.
6. Evite se hospedar muito longe do centro turístico de Paris
Para economizar, muitos acabam optando por se hospedar fora da zona turística de Paris. Porém, muitas vezes, essa economia pode não compensar tanto assim, ainda mais quando envolve a segurança dos viajantes. A cidade oferece diversas regiões boas para se hospedar, como o 1º arrondissement, próximo ao Museu do Louvre; a avenida Champs-Élyssés e entre o 3º e o 4º arrondissements. Veja mais dicas de lugares bons para se hospedar em nossa matéria Onde ficar em Paris.
7. Faça um Seguro Internacional de Viagem para Paris
Um dos principais itens que você precisa para ter uma estadia tranquila e segura em seu destino é fazer o Seguro Internacional de Viagem. Ele é obrigatório na Europa e é imprescindível que você não viaje sem um. É uma forma de viajar sem preocupações e com a garantia de que você não terá problemas nem prejuízos na sua viagem. Veja todas as nossas dicas para economizar ao fazer um Seguro Internacional Viagem para Paris.
8. Tenha sempre uma cópia dos seus documentos em Paris
Outra entre as dicas de segurança em Paris é andar com cópias de documentos anexados em seu e-mail, por segurança e para o caso de urgências. Isso inclui passaporte, RG, reservas de hotel e até ingressos dos parques, caso você tenha comprado pela internet.
Também vale tirar prints (cópias da tela do celular ou computador em forma de foto), caso precise de um rápido acesso e estiver sem internet. E lembre-se de chegar a Paris com suas cópias e tickets impressos, principalmente das reservas de hotel e ingressos do parque. Eles podem ser úteis para passar pela imigração europeia!
9. Evite depender de aplicativos de transporte ou táxis em Paris
Outra entre as principais dicas de segurança em Paris é não ficar dependente de aplicativos de transporte ou até mesmo táxis. Os aplicativos, como Uber, nem sempre estão disponíveis e precisam de internet para funcionar; já os táxis, podem sair bem caros dependendo da distância entre um local e outro. A nossa dica é alugar um carro em Paris, pois assim você conta com mais segurança, liberdade e mobilidade durante a sua viagem.
Ainda mais para quem está viajando com crianças, ao alugar um carro, você pode solicitar a cadeirinha, o que nem sempre há nos táxis ou Uber. Você ainda conta com mais conforto e pode sair à noite para passear ou jantar em algum restaurante sem grandes preocupações. Veja mais detalhes sobre o aluguel de carro em Paris e comparadores incríveis para economizar muito.
10. Dirija com cuidado em Paris
Dirigir em Paris é bastante tranquilo e fácil. Porém, há algumas dicas para que os trajetos sejam melhores ainda, como respeitar os sinais de trânsito e utilizar o cinto de segurança. Ao entrar no carro, não se esqueça de travar as portas e também não deixe compras no porta-malas por muito tempo. Além disso, vale a pena se informar sobre a disponibilidade de estacionamento nos lugares onde você pretende ir, como praias, museus e restaurantes.
11. Compre seus ingressos de Paris com antecedência
Não deixe para comprar os ingressos das atrações lá na hora, quando já estiver em Paris. Você irá economizar muito mais se adquiri-los antecipadamente, ainda mais porque não irá pagar os 6% de IOF e poderá parcelar. Além disso, os ingressos dos parques de diversão e outros pontos turísticos de Paris são bastante requisitados, então corre o risco de já terem esgotado quando você viajar. Por isso, a melhor forma é comprá-los ainda no Brasil, antes de viajar.
Um site muito bom que nós sempre utilizamos é esse Site de Ingressos da Europa, que vende todos os ingressos para os principais pontos turísticos e passeios de Paris, da França e do mundo. Ele é o maior site de ingressos que existe e por isso tem sempre o melhor preço. E agora os pagamentos são feitos em reais e você não paga nem o IOF e taxas internacionais.
É o melhor lugar para comprar todos os ingressos (Louvre, Torre Eiffel, passeio no rio Sena, Disneyland e etc.) e também os passeios para Versalhes e até o transporte e uma excursão para Disney. E lá também vende o transfer, do aeroporto ao hotel, pelo menor preço e é um serviço super seguro e de qualidade. Você economiza bem ao invés de pegar um táxi. Nós usamos muito ele para todos esses itens e sempre economizamos um bom dinheiro.
12. Tenha atenção redobrada com crianças na Disney em Paris
Se estiver acompanhado de crianças pequenas, é recomendado que deixe com elas uma etiqueta com informações básicas. Não que você vá perdê-las, mas isso acontece todos os dias na Disneyland e é melhor se prevenir. Os funcionários dos parques também são treinados para esse tipo de situação, então ensine aos seus filhos que procurem por eles em caso de qualquer irregularidade.
Se possível, algumas frases em inglês também, como “meu nome é…” (my name is…), “eu sou do Brasil” (I’m from Brazil) e também para explicar com quem está viajando (I’m with…). Veja também mais dicas de lugares para os pequenos na matéria O que fazer com crianças em Paris.
13. Faça um planejamento para sua viagem a Paris
Uma das melhores dicas de segurança em Paris é pesquisar antecipadamente sobre o país e a cidade, quais as melhores regiões, pontos turísticos etc. Também vale a pena utilizar as dicas que demos anteriormente para montar um planejamento e se atentar às questões importantes para evitar quaisquer tipos de imprevistos e desconforto em sua viagem. Veja a seguir algumas matérias que também podem ser úteis em seu planejamento:
- O que fazer em Paris
- O que fazer à noite em Paris
- Clima e temperatura em Paris
- Meses de alta e baixa temporada em Paris
- Hotéis bons e baratos em Paris
- Como viajar MUITO barato a Paris
- O que não fazer em Paris
Caso necessário, tenha com você alguns telefones de emergência:
112 – Número europeu de emergência
17 – Polícia
18 – Bombeiros
36 24 (0,15 euro/min) ou 01 47 07 77 77 – SOS Médecins (médicos)
114 – Número de emergência disponível por SMS (para pessoas com deficiências de audição ou fala)
Muito mais dicas de Paris no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Paris, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Paris. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa
Agora que você já sabe tudo sobre as dicas de segurança em Paris, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Dica para usar o celular à vontade em Paris e na Europa
Poder usar seu celular em Paris, na França, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS, pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à França nas redes sociais.
Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. O metrô de Paris, o Museu do Louvre, a Torre Eiffel e todos os outros pontos turísticos possuem aplicativos incríveis para os turistas. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre as dicas de segurança em Paris quando estiver lá.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Paris
Agora que você já viu tudo sobre as dicas de segurança em Paris, uma dica legal e que faz a diferença na viagem a Paris é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. A cidade é enorme e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares.
Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Paris, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Paris.
Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Paris é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para Paris todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.
Veja outras matérias imperdíveis de Paris:
O que fazer em Paris: Principais atrações, passeios e lugares de Paris na França.
Compras em Paris: Dicas dos melhores lugares para fazer compras.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.