Veja a nossa lista com dicas de 10 coisas de graça para fazer em Bordéus, com passeios e lugares para visitar durante a sua viagem. Essa cidade francesa conta com atrações maravilhosas para você conhecer sem precisar gastar nenhum euro.
E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na sua viagem a Paris e França. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à França. Agora veja tudo sobre 10 coisas de graça para fazer em Bordéus.
1. Passear pela Place de la Bourse em Bordéus
Criada para homenagear o rei Luís XV, a Place de la Bourse foi inaugurada em 1749 e atualmente, é um dos cartões postais de Bordéus. Ela é conhecida como a maior “piscina” de reflexos do mundo, um verdadeiro espelho d’água, sendo uma atração imperdível para visitar e, também, admirar a arquitetura de Bordéus, pois está cercada de monumentos maravilhosos.
- Essa praça é conhecida no mundo todo por ser o símbolo da cidade, porque desempenhou um papel importante em seu desenvolvimento, comércio e reputação.
2. Conhecer o Port de la Lune em Bordéus
Próximo à Place de la Bourse, está o Port de la Lune. Ele foi um porto muito importante em Bordéus, que recebia e mandava embarcações, se destacando pelo comércio de vinho. Hoje, o Porto da Lua é um centro para comerciantes e apreciação cultural, com uma arquitetura histórica de mais de dois séculos. Vale muito a pena passear pelo local e conhecer mais sobre essa região.
3. Visitar a Catedral de Bordéus
Oficialmente conhecida como Catedral Primacial de Santo André de Bordeaux, a Catedral de Bordéus é um dos principais pontos turísticos da cidade. Ela foi erguida no século III e é uma das construções mais belas da França. Essa igreja possui um estilo gótico que encanta a todos que passam por lá, principalmente por seu campanário independente e pelos detalhes em seu interior.
- A Catedral de Bordéus foi classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, sendo, atualmente, um dos monumentos mais visitados de Bordéus.
4. Aproveitar as praias em Bordéus
A cidade conta com praias espetaculares em seus arredores, sendo uma das melhores coisas para fazer de graça em Bordéus. Elas oferecem vista tanto para o Oceano Atlântico quanto para rios e lagos, o que as torna ainda mais encantadoras. Entre as melhores praias em Bordéus, estão a Lacanau-Océan, a Le Porge-Océan e a Bordeaux-Lac.
5. Passear pelo Jardim Público de Bordéus
O Jardin Public em Bordéus é um local simples, mas que traz uma grande área verde em meio ao coração da cidade. Por lá, você ainda encontra lago, jardim botânico e muito mais. Esse parque é bem cuidado e lindo, principalmente no verão e na primavera, quando fica todo florido. Ele atrai muitos turistas e moradores locais diariamente, por ser um lugar bastante agradável.
6. Caminhar no Jardim Botânico em Bordéus
Outra entre as melhores coisas de graça para fazer em Bordéus é ir ao belo Jardim Botânico. Esse jardim municipal foi criado em 1858 e desde então, é aberto diariamente ao público. Ele abriga mais de 3 mil espécies de plantas diferentes em sua coleção, além de orientar a todos sobre a importância da preservação da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável.
- A entrada do Jardim Botânico em Bordéus é gratuita. Somente as entradas das estufas e salas de exposição são pagas, custando cerca de 4€ por pessoa.
7. Conhecer o Palais Gallien em Bordéus
O Palais Gallien é o monumento mais antigo da cidade de Bordéus. Esse anfiteatro romano remonta ao século II e ainda preserva suas ruínas em uma área fora das muralhas da região, próximo ao Jardin Public. Se você gosta de explorar a cidade por conta própria, saiba que vale a pena visitá-lo para apreciar a sua antiga estrutura e conhecer mais sobre a história local.
- Para reservar uma visita guiada ao Palais Gallien, é cobrada uma taxa cujo valor depende da empresa de turismo.
8. Passear pela Praça de Quinconces em Bordéus
A Place des Quinconces é uma das maiores praças de toda a Europa. É lá onde fica a famosa Fonte dos Girondinos, uma verdadeira obra de arte de Bordéus. Essa fonte é um monumento enorme, que possui cavalos e homens de bronze em sua base, e conta um pouco da história de Bordéus.
- Também às margens da Place de Quinconces, fica o famoso rio Garonne, então não deixe de apreciá-lo quando estiver na região.
9. Visitar as galerias de arte em Bordéus
Em Bordéus, há diversas galerias gratuitas muito interessantes, que trazem o melhor da arte local. Você pode visitá-las sem fazer reserva e apreciar obras cativantes. Entre as melhores galerias da cidade, estão a Galerie D.X, a Bouillon D’art e a BAG (Bakery Art Gallery), sendo que essa última também funciona como uma cafeteria e padaria de qualidade.
10. Caminhar pela Pont de Pierre de Bordéus
A Pont de Pierre de Bordéus é um dos cartões postais da cidade e um dos seus principais pontos turísticos. Ela liga o rio Garonne de uma margem à outra e, por isso, dá para ver muitos lugares belíssimos de Bordéus a partir dessa ponte. A Pont de Pierre é muito agradável pela manhã, mas fica excepcionalmente bonita e toda iluminada à noite.
Tours gratuitos por Bordéus
Uma dica bem legal de passeio gratuito em Bordéus, são os chamados Free Tours. Algumas empresas oferecem esses passeios, que são totalmente gratuitos, e um guia faz uma excursão pela cidade explicando tudo nos detalhes. O tour é gratuito, mas no final, quase todo mundo dá uma gorjeta para o guia, então o valor da gorjeta fica a critério de cada um.
É uma forma bem legal e barata de conhecer melhor a história do lugar. No site que a gente usa para comprar os passeios e ingressos de Bordéus, tem um passeio muito legal que é: Free tour por Bordeaux (um tour de 2h que passa pelos principais pontos turísticos dessa cidade).
Para fazer esses tours é só entrar nesse site. É o maior site de passeios do mundo. É onde sempre compramos e encontramos os melhores preços. Existem bastantes passeios gratuitos por Bordéus, mas também há passeios imperdíveis que não podem ficar de fora do seu roteiro e são pagos. A dica é sempre comprar com antecedência, que sai mais barato.
E nesse site, por exemplo, já tem a cobrança em reais por PIX. O que é ótimo, pois você não paga os 6,3% de IOF que pagaria comprando lá na hora ou em outro site internacional. Comprando por ele você já vai economizar bastante.
Passeios pagos que também valem a pena em Bordéus
Existem alguns lugares pagos que também são imperdíveis e vale muito a pena comprar seus ingressos. Aqueles que achamos que não pode ficar de fora são a Basílica de Saint-Michel (ou Saint-Michael), o Grand Théatre e os museus em Bordéus.
Todos esses pontos turísticos em Bordéus são muito divertidos e interessantes. E o lugar mais barato para comprá-los é no site de ingressos que indicamos, pois além de oferecerem ótimos preços, eles são confiáveis e contam com um atendimento excelente.
Um site muito bom que nós sempre utilizamos é esse Site de Ingressos da Europa, que vende todos os ingressos para os principais pontos turísticos e passeios de Bordéus, da França e do mundo. Ele é o maior site de ingressos que existe e por isso tem sempre o melhor preço. E agora os pagamentos são feitos em reais e você não paga nem o IOF e taxas internacionais.
É o melhor lugar para comprar todos os ingressos das atrações e passeios. E lá também vende o transfer, do aeroporto ao hotel, pelo menor preço, com um serviço super seguro e de qualidade. Você economiza bem ao invés de pegar um táxi. Nós usamos muito ele para todos esses itens e sempre economizamos um bom dinheiro.
Muito mais dicas de Paris no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Paris, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Paris. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa
Agora que você já sabe tudo sobre 10 coisas para fazer de graça em Bordéus, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Dica para usar o celular à vontade na França e na Europa
Poder usar seu celular em Paris, na França, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS, pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à França nas redes sociais.
Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. O metrô de Paris, o Museu do Louvre, a Torre Eiffel e todos os outros pontos turísticos possuem aplicativos incríveis para os turistas. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre 10 coisas para fazer de graça em Bordéus quando estiver lá.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem à França
Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus da França é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para a França todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.
Dicas para o aluguel de carro na França
Uma dica legal é que para conhecer bem as regiões da França é essencial alugar um carro, principalmente quando a ideia é conhecer as cidades do interior ou a famosa Costa Azul, a costa do Sul da França, com cidades lindas como Cannes, Mônaco e Nice. Elas são todas próximas e o carro facilita muito a viagem entre elas e é a forma mais fácil de se locomover por lá, sem falar que as estradas são lindas.
Você consegue ir ás praias paradisíacas mais afastadas e tem várias outras cidades legais para incluir no roteiro como Marselha, Lyon, Versalhes e a própria Paris. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na França com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível, usando comparadores de preços excelentes e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Veja outras matérias imperdíveis para quem vai viajar à França:
O que fazer em Paris: Principais atrações, passeios e lugares de Paris na França.
Como economizar muito na França: Dicas incríveis para economizar em tudo em Paris.
Como alugar um carro na França: Dicas sobre o aluguel e como achar preços incríveis.