Descubra a nossa lista de 7 passeios para fazer de graça em Lyon, com dicas de lugares para visitar durante a sua viagem. Essa cidade francesa conta com atrações maravilhosas para você conhecer sem precisar gastar nenhum euro. Confira!
E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na sua viagem a Paris e França. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à França. Agora veja tudo sobre 7 passeios para fazer de graça em Lyon.
1. Passear no Parc de la Tête d’Or em Lyon
O Parc de la Tête d’Or é uma atração imperdível na cidade de Lyon. Esse belo parque urbano conta com mais de 117 hectares de área natural, com lagos, roseiral, estufas com diferentes espécies de plantas, zoológico com entrada gratuita, áreas de lazer para crianças e muito mais. É o lugar ideal para você aproveitar o dia e relaxar em meio à natureza.
2. Passear na Catedral de Lyon
A Catedral Saint-Jean-Baptiste, conhecida como Catedral de Lyon, possui entrada gratuita e encanta a todos os seus visitantes. Sua construção durou cerca de 300 anos e apresenta um estilo arquitetônico muito interessante, repleto de detalhes. Por lá, também há um relógio astronômico, que marca a posição da lua, das estrelas, do sol e da Terra.
- Essa catedral também sediou eventos importantes, como o Primeiro Conselho de Lyon, o Segundo Conselho de Lyon e o casamento de Enrique IV e Maria de Médici.
3. Passear pela Colina de Fourvière em Lyon
Conhecida como “a colina que reza”, a Colina de Fourvière é uma área que abriga grandes pontos turísticos, como a Basílica de Notre-Dame de Fourvière e o Teatro Galo-Romano. Mas, além de visitar esses lugares, outro dos passeios para fazer de graça em Lyon é nessa colina. Você pode subi-la e de lá, é possível ter uma vista maravilhosa da cidade.
- É possível subir a Colina de Fourvière a pé, para aqueles com melhor preparação física, ou pelo Funicular, tendo este último o custo da passagem de aproximadamente 1,90€.
Basílica de Notre-Dame de Fourvière
Na Colina de Fourvière, está a Basílica de Notre-Dame de Fourvière, um ponto turístico que não pode ficar fora de seu roteiro de passeios para fazer de graça em Lyon. O local é bonito, com uma construção francesa de tirar o fôlego, enquanto em seu interior, há detalhes dourados, repleto de ornamentos, e painéis bíblicos coloridos em mosaico.
- A entrada da basílica é gratuita, porém para uma visita guiada, são cobradas algumas taxas.
Teatro Galo-Romano
Na mesma colina, está o Antigo Teatro de Fourvière, também chamado de Teatro Galo-Romano, que é simplesmente magnífico. O local recebia diversos espetáculos antigamente e, hoje, restou sua bela estrutura, tornando-o um lugar arqueológico e turístico, totalmente aberto à visitação. E ele recebe alguns festivais importantes ao longo do ano, como o famoso Nuits de Fourvière.
Esse teatro chama bastante atenção por seu espaço, com capacidade para 10 mil pessoas, além de suas duas estruturas: o Odeon, um teatro menor onde poetas e músicos exibiam seu trabalho para integrantes da elite romana; e um templo romano dedicado à deusa Cibele, que representava a natureza e a fertilidade.
Museu Galo-Romano
Junto ao teatro, está o Museu Galo-Romano, o primeiro conjunto arqueológico da França e um dos mais importantes da região. Ele aborda a história da cidade de Lyon desde a pré-história até o século VII d.C., com exposições completas e imperdíveis. Esse museu oferece entrada gratuita todas as quintas-feiras.
4. Passear pela La Croix-Rousse em Lyon
Croix-Rousse é um dos bairros de destaque em Lyon, enquanto abriga uma colina de mesmo nome. A La Croix-Rousse fica entre encostas e planalto, trazendo um clima bastante charmoso e boêmio, que remonta à França do século XIX. Por lá, estão várias lojas, restaurantes, bares e ateliês de seda interessantes.
- Esse morro foi um importante ponto industrial de seda, o que fez com que ficasse conhecido como “a colina que trabalha”.
5. Passear no bairro Vieux Lyon
Essa região de Lyon é simplesmente encantadora. Ela é composta por várias ruas estreitas, restaurantes típicos, lojas diferenciadas e outros lugares imperdíveis. Vale a pena passear pelo bairro Vieux Lyon e conhecer, também, os “traboules”, como são chamadas as passagens secretas construídas no século XIX que ligam as ruas por dentro das casas e prédios.
- As passagens secretas, “traboules”, eram utilizadas por tecelões para transportar sua seda, um tecido bastante produzido e importante para a economia local naquela época.
6. Passear no bairro La Confluence em Lyon
Ao contrário de Vieux Lyon, o bairro La Confluence é a parte moderna da cidade. Ele está entre os rios Saône e Rhône, e conta com edifícios sensacionais em uma região bem desenvolvida. Ao redor das margens desses rios, principalmente do Rhône (também chamado de Ródano), há áreas ótimas para relaxar, com grama, flores, pistas para caminhadas e, até mesmo, ciclovias.
7. Passear pelas artes nos muros de Lyon
Em toda a cidade de Lyon, há muros pintados com desenhos incríveis, dos mais diversos estilos e com muitas cores. Entre eles, estão desenhos de personalidades locais, como os irmãos Lumière e o escritor Saint-Exupéry, situados na via Quai Saint Vincent. Além dos famosos “trompe-l’oeils”, que são imagens com ilusões de ótica, localizados no bairro États-Unis.
Já o muro mais interessante e famoso de Lyon é o Le Mur des Canuts, localizado em Croix-Rousse. Ele foi pintado em 1987 e atualizado em 1997 e 2013, sendo impossível passar pela região sem parar para observá-lo. É o maior mural da Europa e símbolo histórico para a cidade.
Tours gratuitos por Lyon
Uma dica bem legal de passeio gratuito em Lyon, são os chamados Free Tours. Algumas empresas oferecem esses passeios, que são totalmente gratuitos, e um guia faz uma excursão pela cidade explicando tudo nos detalhes. O tour é gratuito, mas no final, quase todo mundo dá uma gorjeta para o guia, então o valor da gorjeta fica a critério de cada um. É uma forma bem legal e barata de conhecer melhor a história do lugar.
No site que a gente usa para comprar os passeios e ingressos de Lyon, tem dois passeios muito legais que são: Free tour por Lyon (um tour de 2h que passa pelos principais pontos turísticos da cidade) e o Free tour pelo bairro de Croix-Rousse (um tour de 2h30 que mostra como é esse bairro boêmio de Lyon, suas atrações e obras de arte).
Para fazer esses tours é só entrar nesse site. É o maior site de passeios do mundo. É onde sempre compramos e encontramos os melhores preços. Existem bastantes passeios gratuitos por Lyon, mas também há passeios imperdíveis que não podem ficar de fora do seu roteiro e são pagos. A dica é sempre comprar com antecedência, que sai mais barato.
E nesse site, por exemplo, já tem a cobrança em reais por PIX. O que é ótimo, pois você não paga os 6,3% de IOF que pagaria comprando lá na hora ou em outro site internacional. Comprando por ele você já vai economizar bastante.
Passeios pagos que também valem a pena em Lyon
Existem alguns lugares pagos que também são imperdíveis e vale muito a pena comprar seus ingressos. Aqueles que achamos que não pode ficar de fora são o Musée des Confluences (Museu das Confluências), o Musée des Beaux-Arts de Lyon (Museu de Belas Artes de Lyon) e a Ópera Nacional de Lyon.
Todos esses pontos turísticos em Lyon são muito divertidos e interessantes. E o lugar mais barato para comprá-los é no site de ingressos que indicamos, pois além de oferecerem ótimos preços, eles são confiáveis e contam com um atendimento excelente.
Um site muito bom que nós sempre utilizamos é esse Site de Ingressos da Europa, que vende todos os ingressos para os principais pontos turísticos e passeios de Lyon, da França e do mundo. Ele é o maior site de ingressos que existe e por isso tem sempre o melhor preço. E agora os pagamentos são feitos em reais e você não paga nem o IOF e taxas internacionais.
É o melhor lugar para comprar todos os ingressos das atrações e passeios. E lá também vende o transfer, do aeroporto ao hotel, pelo menor preço, com um serviço super seguro e de qualidade. Você economiza bem ao invés de pegar um táxi. Nós usamos muito ele para todos esses itens e sempre economizamos um bom dinheiro.
Muito mais dicas de Paris no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Paris, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Paris. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa
Agora que você já sabe tudo sobre 7 passeios para fazer de graça em Lyon, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Dica para usar o celular à vontade na França e na Europa
Poder usar seu celular em Paris, na França, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS, pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à França nas redes sociais.
Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. O metrô de Paris, o Museu do Louvre, a Torre Eiffel e todos os outros pontos turísticos possuem aplicativos incríveis para os turistas. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre 7 passeios para fazer de graça em Lyon quando estiver lá.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem à França
Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus da França é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para a França todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.
Dicas para o aluguel de carro na França
Uma dica legal é que para conhecer bem as regiões da França é essencial alugar um carro, principalmente quando a ideia é conhecer as cidades do interior ou a famosa Costa Azul, a costa do Sul da França, com cidades lindas como Cannes, Mônaco e Nice. Elas são todas próximas e o carro facilita muito a viagem entre elas e é a forma mais fácil de se locomover por lá, sem falar que as estradas são lindas.
Você consegue ir ás praias paradisíacas mais afastadas e tem várias outras cidades legais para incluir no roteiro como Marselha, Lyon, Versalhes e a própria Paris. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na França com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível, usando comparadores de preços excelentes e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Veja outras matérias imperdíveis para quem vai viajar à França:
O que fazer em Paris: Principais atrações, passeios e lugares de Paris na França.
Como economizar muito na França: Dicas incríveis para economizar em tudo em Paris.
Como alugar um carro na França: Dicas sobre o aluguel e como achar preços incríveis.