Veja quais são os 5 museus que vale a pena conhecer em Paris e aproveite para visitá-los durante a sua viagem à capital francesa.
E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em sua viagem em Paris e na França. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO e montar toda a sua viagem para a França.
1. Museu do Louvre em Paris
O Museu do Louvre está localizado no centro de Paris, às margens do Rio Sena, no 1º arrondissement. Sua entrada principal é a famosa Pirâmide de Vidro, que se tornou um símbolo do museu e é acessada pelo pátio principal, o Cour Napoléon.
O Louvre abriga uma grande e diversificada coleção que abrange desde antiguidades egípcias até obras de arte do século XIX. Algumas das obras mais famosas incluem a Mona Lisa de Leonardo da Vinci, a Vênus de Milo e a Grande Esfinge de Tanis. Além disso, o museu possui uma coleção de artefatos egípcios, gregos, romanos, islâmicos e mais.
Para evitar filas, é aconselhável comprar os ingressos com antecedência, especialmente durante os meses de alta temporada. Além disso, a visita guiada pelo Louvre é muito útil já que o local é enorme, então é bom ter um roteiro ou focar em algumas áreas específicas.
- Endereço: 75001, Paris.
- Funcionamento: Quarta a domingo, das 09h às 18h, com exceção das sextas-feiras, em que o museu fecha às 21h45.
2. Musée d’Orsay em Paris
O Musée d’Orsay está situado na margem esquerda do Rio Sena, no 7º arrondissement de Paris, em uma antiga estação ferroviária, a Gare d’Orsay. Sua localização central o torna facilmente acessível a partir de várias partes da cidade. O museu abriga uma enorme coleção de obras de arte, incluindo pinturas, esculturas e fotografias.
Entre os artistas representados, estão Monet, Van Gogh, Renoir, Degas, Cézanne, Gauguin e muitos outros. Algumas das obras mais famosas incluem “Almoço na Relva” de Manet e “Noite Estrelada” de Van Gogh. Além das exposições permanentes, por lá também acontecem exposições temporárias e palestras, além de contar com um café e restaurante.
- Endereço: Esplanade Valéry Giscard d’Estaing, 75007, Paris.
- Funcionamento: Terça a domingo, das 09:30hrs às 18h, com exceção das quintas-feiras, em que o museu fecha às 21:45hrs.
3. Centre Pompidou em Paris
O Centre Pompidou está localizado no coração de Paris, no bairro de Beaubourg, no 4º arrondissement. Projetado pelos arquitetos Renzo Piano e Richard Rogers, o local é conhecido por sua estrutura única, com tubulações externas coloridas que indicam a função dos diferentes sistemas do edifício, como eletricidade, água e ventilação.
O museu abriga uma coleção de arte moderna e contemporânea, incluindo obras de artistas como Picasso, Kandinsky, Miró, Dalí, Warhol, entre outros. As exposições incluem pinturas, esculturas, fotografias, vídeos, instalações e muito mais. O local também possui uma biblioteca de arte, centro de pesquisa, cinema, livraria, lojas e restaurantes.
- Endereço: Place Georges-Pompidou, 75004, Paris.
- Funcionamento: Quarta a segunda, das 11h às 21h, com exceção das quintas-feiras, em que o museu fecha às 23h.
4. Musée de l’Orangerie em Paris
O Musée de l’Orangerie está situado no extremo oeste do Jardim das Tulherias, com vista para o Rio Sena. O museu é famoso por abrigar as impressionantes “Nenúfares” de Claude Monet, uma série de oito grandes painéis de pinturas murais que ocupam duas salas especialmente projetadas para exibi-las.
Além das obras de Monet, o Musée de l’Orangerie também apresenta uma coleção de arte impressionista e pós-impressionista de outros renomados artistas, como Renoir, Cézanne, Matisse, Modigliani e Picasso. Ainda, abriga uma coleção impressionante de arte do final do século XIX e início do século XX. As obras estão dispostas em oito salas temáticas.
- Endereço: Jardin des Tuileries, 75001, Paris.
- Funcionamento: Quarta a segunda, das 09h às 18h, com exceção das sextas-feiras, em que o museu fecha às 21h.
5. Musée Rodin em Paris
Por fim, entre os 5 museus que vale a pena conhecer em Paris está o Musée Rodin. Ele fica em um belo palácio do século XVIII, conhecido como Hôtel Biron, no 7º arrondissement de Paris. O museu está rodeado por jardins, onde muitas esculturas de Rodin estão em exibição ao ar livre.
O Musée Rodin foi inaugurado em 1919 e abriga uma extensa coleção de esculturas, desenhos, pinturas e objetos pessoais de Auguste Rodin, incluindo muitas de suas obras-primas mais conhecidas, como “O Pensador”. Os visitantes podem passear pelos jardins e apreciar as esculturas enquanto aproveitam a tranquilidade do ambiente.
- Endereço: 77 Rue de Varenne, 75007, Paris.
- Funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 18h30.
Dicas importantes para sua viagem a Paris
HOSPEDAGEM: Paris é enorme e o que faz toda a diferença na viagem é escolher bem a localização do hotel. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Paris, onde damos dicas da melhor região e de como conseguir um bom hotel economizando muito.
SEGURO OBRIGATÓRIO: Para entrar em todos os outros países da Europa, você precisa de um seguro viagem internacional. Ele é importantíssimo e sempre recomendamos fazer um. E é muito mais barato do que as pessoas pensam. Esse comparador de seguro viagem compara o preço de todas as seguradoras em poucos minutos e te mostra as opções mais baratas. Economizamos MUITO com ele. O lugar mais barato e uma empresa de confiança.
CHIP: Para usar seu celular no exterior, você vai precisar de um chip pré-pago internacional. Veja aqui o chip que sempre usamos. Um dos mais baratos, sinal excelente e funciona no mundo todo.
INGRESSOS: Para conhecer a maioria dos pontos turísticos de Paris, é preciso comprar ingresso. Compre antes pela Internet, que além de ser sempre mais barato, você economiza tempo que perderia nas filas e já viaja com as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui o site de ingressos que a gente usa. Tem todos os ingressos, passeios e excursões, mais barato.
Veja outras matérias imperdíveis de Paris:
O que fazer em Paris: Principais atrações e lugares de Paris na França.
Pontos turísticos em Paris: Dicas dos melhores lugares turísticos da cidade.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.