Conheça o bairro Bastille em Paris e saiba o que visitar nessa área histórica, porém muito animada da capital francesa. Apesar de não ser muito conhecido pelos turistas, esse bairro parisiense é um lugar incrível para conhecer um pouco mais da história e cultura da França. Além disso, o bairro conta com muita animação e lugares para se divertir. Veja nossas dicas e não deixe de visitar esse bairro.
E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em Paris e na França. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à França vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre o bairro Bastille em Paris.
História do bairro Bastille
Praça da Bastilha no bairro Bastille
Coluna de Juillet no bairro Bastille
Em 1830, a Revolução dos Três Gloriosos levou ao poder Louis-Philippe. No entanto, foi um movimento com muitas mortes e sofrimento, por isso, para homenagear as vítimas e sua luta, foi ordenada a construção de uma coluna triunfal com Genie de la Liberté no topo. Construída no local da antiga prisão da Bastilha, a Coluna de Julliet foi inaugurada em 1840, sendo, desde então, um dos símbolos da luta francesa pela liberdade.
Vida noturna no bairro Bastille
Antigamente, o bairro Bastille não era uma área muito turística, entretanto, isso vem mudando nos últimos anos com as renovações que o bairro recebeu. Atualmente, o bairro é considerado pelos franceses como “branché” (da moda) e tem uma variedade de bares e restaurantes super animados. Nas noites de sexta-feira e sábado, os jovens lotam os cafés, bares, restaurantes e boates. É um ótimo lugar para quem quer experimentar a vida noturna tipicamente francesa.
Promenade Plantée no bairro Bastille
O Promenade Plantée é um jardim suspenso localizado sob um antigo viaduto, a 10 metros de altura. O viaduto é o que sobrou de uma ferrovia antiga. Seus arcos foram fechados e se transformaram em lojas ocupadas por artesãos de diversas áreas, o chamado viaduto das artes. A parte de cima foi transformada em um belíssimo jardim, a Promenade Plantée, que possui 4.5 km de extensão e termina no jardim Reuilly.
Ópera Bastille
A ópera da Bastille é um dos projetos feitos durante o mandato do presidente Mitterand, que foi conhecido por fazer obras controversas, como o Arco de la Defense. Ela foi inaugurada em 1989, para comemorar o bicentenário da Tomada da Batilha. A intenção era substituir a famosa Ópera Garnier, onde hoje só acontecem apresentações de balé. A Ópera Bastille é enorme, tendo capacidade para quase 3 mil pessoas, além disso, ela é muito bem estruturada, contando com uma excelente acústica e um dispositivo de tradução simultânea.
Mercado Aligre no bairro Bastille
Há dois mercados no bairro Bastille que são comumente chamados de Mercado Aligre, um deles é o mercado coberto chamado Marché Beauvau, que está situado na praça Aligre. O outro é uma feira ao ar livre com barraquinhas de roupas e antiguidades, que fica na rua e praça Aligre. Ambos mercados são interessantes e oferecem uma grande quantidade de produtos típicos franceses. Vale a pena visitar o local.
Muito mais dicas de Paris no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Paris, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Paris. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa
Agora que você já sabe tudo sobre o bairro Bastille em Paris, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Dica para usar o celular à vontade em Paris e na Europa
Poder usar seu celular em Paris, na França, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à França nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. O metrô de Paris, o Museu do Louvre, a Torre Eiffel e todos os outros pontos turísticos possuem aplicativos incríveis para os turistas. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o bairro Bastille em Paris quando estiver lá.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Paris
Agora que você já viu tudo sobre o bairro Bastille em Paris, uma dica legal e que faz a diferença na viagem à Paris é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. A cidade é enorme e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Paris, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Paris.
Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Paris é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para Paris todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.
Veja outras matérias imperdíveis de Paris:
O que fazer em Paris: Principais atrações, passeios e lugares de Paris na França.
Compras em Paris: Dicas dos melhores lugares para fazer compras.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.