Saiba tudo sobre o incêndio na Catedral Notre Dame em Paris e conheça as causa da tragédia, o que foi preservado, além do tempo de reconstrução da catedral. A Catedral Notre Dame em Paris, cuja construção levou 87 anos e que possui mais de 800 anos de história, sobreviveu a inúmeras revoltas, revoluções e guerras e presenciou importantes momentos da história da França. No entanto, no dia 15 de abril de 2019, foi parcialmente destruida por um incêndio gravíssimo. Confira tudo sobre essa tragédia que foi o incêndio na Catedral Notre Dame em Paris.
E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em Paris e na França. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à França vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre o incêndio na Catedral Notre Dame em Paris.
O que causou o incêndio na Catedral Notre Dame em Paris?
As origens do desastre que destruiu catedral são desconhecidas atualmente, mas uma investigação foi aberta pelo Ministério Público de Paris, e confiada à brigada criminal da polícia judiciária por causa da complexidade das investigações e da extensão dos danos. No entanto, acredita-se que a causa do incêndio na Catedral Notre Dame em Paris esteja relacionado à reforma no local. De acordo com a polícia, os investigadores estão estudando a hipótese de um curto-circuito causado pela soldagem na estrutura de madeira.
O que foi perdido no incêndio na Catedral Notre Dame em Paris?
A torre de 45 metros de altura que ficava no centro da catedral caiu depois de apenas uma hora de incêndio. O pináculo, ou flecha, da igreja já foi destruído várias vezes ao longo da história. O que veio abaixo durante o incêndio datava de 1859. Além disso, três relíquias foram perdidas no incêndio: o que se considera um dos 70 espinhos da Coroa de Cristo e outras duas relíquias de São Dionísio e Santa Genoveva. O teto da catedral também foi bastante destruído e três rosetas que representam as flores do paraíso, construídas no século 13, foram danificadas de maneira leve.
O que conseguiram salvar no incêndio na Catedral Notre Dame em Paris?
As torres norte e sul, que datam de 1220 e 1230, não sofreram danos. Várias estátuas que ficavam no alto da catedral foram retiradas de lá na semana passada para restauração, por isso, não foram destruídas pelo fogo. Além disso, a maior dos três órgãos da igreja ficou intacto. E outras relíquias, tais como a túnica do rei São Luis, do século 13, e o que se julga ser a coroa de espinhos, um cravo que crucificou Jesus e um pedaço da cruz, foram salvos pelos bombeiros durante o incêndio.
Por que demoraram tanto para apagar o fogo?
Durante vários séculos, Notre-Dame foi o monumento mais alto de Paris, com sua torre de 96 metros de altura. Esse foi um dos motivos pelos quais a intervenção dos bombeiros foi tão complicada, além do fato de ter sido necessário retirar manualmente várias das estátuas e pinturas que estavam dentro da catedral, que possuem valor inestimável. A operação foi muito difícil e delicada.
Por que os bombeiros não atacaram o fogo de fora?
As imagens do fogo propagando-se em ritmo acelerado na Catedral Notre Dame em Paris contrastavam com a ausência de alguma medida drástica visível para apagar o fogo, aos olhos dos espectadores. Isso é porque, ao contrário dos bombeiros brasileiros, os bombeiros franceses enfrentam incêndios de dentro e não de fora. Essa tática é mais perigosa para os bombeiros, mas mais eficaz para salvar o monumento. Ao se concentrar no lado de fora, você corre o risco de empurrar as chamas e os gases quentes, que podem chegar a 800 graus para dentro e aumentar o dano.
Quanto tempo durará a reconstrução?
Por ter sido um incêndio de proporções colossais, a reconstrução da famosa catedral de Paris poderá demorar, segundo o presidente francês, cerca de 5 anos. No entanto, especialistas são menos otimistas e dizem que a catedral levará pelo menos 15 anos para ficar pronta. Enquanto isso, um dos principais pontos turísticos de Paris não está aberto a visitação e não há previsão concreta de quando estará disponível para visitantes novamente.
Muito mais dicas de Paris no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Paris, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Paris. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa
Agora que você já sabe tudo sobre incêndio na Catedral Notre Dame em Paris, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Dica para usar o celular à vontade em Paris e na Europa
Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Paris
Agora que você já viu tudo sobre incêndio na Catedral Notre Dame em Paris, uma dica legal e que faz a diferença na viagem à Paris é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. A cidade é enorme e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Paris, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Paris.
Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Paris é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para Paris todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.
Veja outras matérias imperdíveis de Paris:
O que fazer em Paris: Principais atrações, passeios e lugares de Paris na França.
Compras em Paris: Dicas dos melhores lugares para fazer compras.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.