Outono em Paris na França
França

Clima e temperatura na França

Saiba como é o clima e temperatura na França e se planeje antecipadamente para a sua viagem, levando as roupas e acessórios adequados. Se você vai viajar à França e quer ter uma experiência ainda melhor, conheça mais sobre o clima desse país. A média de temperaturas pode mudar muito entre as cidades e épocas do ano, então não perca as nossas dicas. Confira a seguir:

Jardim de Versalhes com flores na França

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na sua viagem a Paris e França. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à França. Agora veja tudo sobre o clima e temperatura na França.

Como são o clima e a temperatura na França?

A França, no geral, possui um clima ameno e agradável. Ele é definido como temperado, embora tenha algumas subdivisões: o oeste da França tem o clima mais variado, contando com mais chuvas também. Já a parte mais continental do centro, pegando um pouco do leste, apresenta estações de frio intenso e calor exagerado no verão.

Mônaco na França

O sul do país tem os verões secos e quentes, contando com mais sol durante todas as estações. Se você está indo para locais montanhosos na França, também pode esperar mais chuva, frio e neve em alguns meses do ano. Confira um gráfico com as temperaturas médias mensais de Paris, capital da França:

Gráfico das temperaturas de Paris

1. Verão na França (21 de junho a 20 de setembro)

O verão na França é forte, variando de acordo com a região. Ele costuma ser quente, principalmente em julho, embora não tanto para nós do Brasil. É nessa época do ano que as cidades francesa enchem de turistas vindos dos países do Hemisfério Norte por causa das férias escolares, principalmente as praias da Costa Azul da França. A chuva pode ser frequente nesses meses, mas não com muita intensidade.

Verão na França

O que levar na mala para o verão na França?

Durante essa época, o clima na França é quente durante o dia e pode ficar ameno à noite. Portanto, leve roupas frescas, como camisetas e shorts, mas também blusas e calças, além de calçados confortáveis para caminhar pela cidade. Não se esqueça de incluir em sua mala chapéus, bonés, protetor solar ou bronzeador, garrafas d’água e também guarda-chuva.

O que fazer na França no verão?

O verão na França é uma ótima época para aproveitar as praias ao redor do país. Em Mônaco, por exemplo, está a Praia do Larvotto. Ela é super charmosa e conta com um belo mar de águas transparentes. As praias em Cannes também são incríveis para tomar sol e relaxar. A cidade conta com praias privadas e públicas, sendo todas belíssimas e com boa infraestrutura.

Vista da Plage du Larvotto em Mônaco

Além das praias, há outras atrações imperdíveis para o verão francês. Em Nice, você pode fazer um animado passeio de barco para explorar a costa da cidade, ou então caminhar na Promenade des Anglais, a avenida mais bonita da região. Já em Montpellier, está a Place de la Comédie, a principal praça da cidade, repleta de lojas, restaurantes e cafés convidativos.

Promenadedes Anglais em Nice

Feriados no verão na França

  • 14/07: Queda da Bastilha (feriado nacional da França)
  • 15/08: Assunção de Maria

Bastille Day em Lyon

2. Outono na França (21 de setembro a 20 de dezembro)

É uma ótima época do ano para visitar as cidades da França, assim como a primavera. As avenidas das cidades ficam cobertas de folhas e as cores recebem mais contraste, embora os dias fiquem mais curtos e frios. O mês mais quente é setembro e o mais frio é novembro. É nessa época que ocorrem muitos festivais, principalmente nas cidades turísticas da França.

Outono na França

O que levar na mala para o outono na França?

O outono marca a transição de temperaturas mais quentes para as mais frias. Então, o ideal é levar tanto roupas mais frescas, como camisetas e shorts, quanto blusas quentes e calças, principalmente se você for no final dessa estação, em novembro ou dezembro.

O que fazer no outono na França?

Visite os restaurantes em Paris e seus ótimos bares e cafeterias. Muitos deles contam com terraços e áreas externas confortáveis, onde você pode relaxar enquanto prova vinhos, chocolates quentes ou cafés. Assista a espetáculos em teatros famosos ao redor da França, como o Grand Théâtre em Bordéus, a Ópera de Nice e o Theatre du Capitole em Toulouse.

Grand Theatre em Bordéus à noite

Nessa época, de clima ameno, também vale a pena separar um tempo para conhecer algumas das principais igrejas da França. Entre elas, estão a Catedral de Notre Dame em Paris, a Catedral de Nantes, a Basílica de St. Sernin em Toulouse, a Catedral de Mônaco, a Basílica Notre Dame de la Garde em Marselha, a Catedral Saint-Jean em Lyon e muitas outras.

Catedral de Notre Dame em Paris no outono

Feriados no outono na França

  • 01/11: Dia de Todos os Santos (as famílias visitam seus entes em cemitérios)
  • 11/11: Dia do Armistício de 1918 (fim da Primeira Guerra Mundial)

Outono em Bordéus

3. Inverno na França (21 de dezembro a 20 de março)

O inverno na França é uma das épocas mais bonitas no país, pois os telhados se cobrem de neve em algumas cidades e o clima natalino preenche os ambientes. Os meses mais frios são janeiro e fevereiro, com temperaturas mínimas que podem chegar a graus negativos. Portanto, é importante ir preparado, com roupas adequadas e um roteiro bem planejado.

Inverno na França

O que levar na mala para o inverno na França?

O frio na França costuma ser intenso, com sensação térmica de temperaturas ainda menores. Portanto, leve roupas quentes. Casacos grossos, roupas de lã, luvas, cachecóis e toucas. Também é válido levar calçados fechados e adequados para andar na neve.

O que fazer no inverno na França?

No inverno, priorize atrações em locais fechados para se proteger do frio intenso de algumas cidades na França. Conheça os incríveis museus em Paris, como o famoso Museu do Louvre, que conta com obras sensacionais e um espaço encantador. Já o Museu de Toulouse é a maior instituição de história natural e etnológica da França fora de Paris.

Museu do Louvre no inverno em Paris

Nessa época, muitas cidades oferecem rinques de patinação e programações especiais de final de ano. Conheça os Mercados de Natal das principais regiões francesas, como Paris, Reims, Estrasburgo, Mônaco, Hendaye, Lille, Avignon, Lyon, Nice, entre outras. Eles possuem comidas e bebidas típicas, produtos decorativos e muito mais.

Lille no Natal

Feriados no inverno na França

  • 25/12: Natal
  • 01/01: Ano-Novo
  • 14/02: Dia dos Namorados (data comemorativa)

Luzes de Ano Novo em Mônaco

4. Primavera na França (21 de março a 20 de junho)

A primavera na França é uma das melhores épocas, assim como outono, para se visitar o país, principalmente cidades turísticas como Paris. O motivo é simples: o clima e a temperatura na França estão ótimos e convidativos, pois são bem amenos e ideais para caminhar, ir a parques e praias tomar sol ou fazer passeios. Abril costuma ser um mês com muitas chuvas, então é sempre bom andar com um guarda-chuva na bolsa.

Primavera na França

O que levar na mala para a primavera na França?

Assim como o outono, a primavera também marca a transição de temperaturas, porém para as mais quentes. Se você for no início dessa estação, leve roupas quentes, já no final, inclua roupas mais leves. Deixe sempre um casaco com você, pois as noites costumam ser mais frescas.

O que fazer na primavera na França?

A primavera é a melhor época para visitar os parques e jardins da França. Um dos principais é o Jardim do Palácio de Versalhes, um ponto turístico incrível e belíssimo. O Jardim Japonês de Toulouse também é encantador. E para caminhar enquanto aprecia a natureza, você pode ir ao Jardin Public em Bordéus ou ao Jardim Exotique em Mônaco.

Jardim de Versalhes

O Parque Phoenix em Nice traz zonas temáticas, com diferentes espécies de plantas, estufas e espaços com animais, enquanto o Parque de la Tête d’Or em Lyon oferece jardim botânico, lago e até um zoológico gratuito. Essa época de clima ameno também é ótima para se divertir muito nos parques do Complexo Disneyland Paris, com várias atrações, lojas e restaurantes temáticos.

Área do Castelo no parque Disneyland Paris

Feriados na primavera na França

  • Uma semana antes da Páscoa: Domingo de Ramos
  • Primeiro domingo após a primeira lua cheia, geralmente em abril: Páscoa
  • Segunda-feira seguinte ao domingo de Páscoa: Segunda-Feira de Páscoa (também é feriado na França)
  • 01/05: Dia do Trabalhador
  • 08/05: Dia da Vitória na Europa. Comemora-se o final da 2ª Guerra Mundial
  • 40 dias após o domingo de Páscoa, geralmente em maio: Dia da Ascensão
  • 50 dias após o domingo de Páscoa, geralmente em maio: Segunda-Feira de Pentecostes

Ovo de Páscoa

Qual a melhor época para conhecer a França?

A França, assim como outros países europeus, costuma ter as estações do ano bem definidas. A dica é viajar na meia-estação, ou seja, na primavera e no outono. Os meses de março a maio, setembro e outubro são ideais para a visita, pois nesse período a temperatura costuma ficar agradável e as atrações, não tão lotadas. Ainda assim, o ideal é conferir o clima das cidades que você deseja incluir em seu roteiro pela França, para ver as melhores épocas para visitá-las.

Paisagem de Paris na primavera

Confira mais detalhes sobre o clima em algumas cidades francesas:

Muito mais dicas de Paris no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Paris, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Paris. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Economize muito na viagem a Paris

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre o clima e temperatura na França, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Dica para usar o celular à vontade na França e na Europa

Poder usar seu celular em Paris, na França, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS, pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à França nas redes sociais.

Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. O metrô de Paris, o Museu do Louvre, a Torre Eiffel e todos os outros pontos turísticos possuem aplicativos incríveis para os turistas. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o clima e temperatura na França quando estiver lá.

Dica para usar o celular à vontade na França

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à França

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus da França é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para a França todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.

Onde ficar em Paris

Dicas para o aluguel de carro na França

Uma dica legal é que para conhecer bem as regiões da França é essencial alugar um carro, principalmente quando a ideia é conhecer as cidades do interior ou a famosa Costa Azul, a costa do Sul da França, com cidades lindas como Cannes, Mônaco e Nice. Elas são todas próximas e o carro facilita muito a viagem entre elas e é a forma mais fácil de se locomover por lá, sem falar que as estradas são lindas.

Você consegue ir ás praias paradisíacas mais afastadas e tem várias outras cidades legais para incluir no roteiro como Marselha, Lyon, Versalhes e a própria Paris. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na França com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível, usando comparadores de preços excelentes e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Veja outras matérias imperdíveis para quem vai viajar à França:

O que fazer em Paris: Principais atrações, passeios e lugares de Paris na França.
Como economizar muito na França: Dicas incríveis para economizar em tudo em Paris.
Como alugar um carro na França: Dicas sobre o aluguel e como achar preços incríveis.

Tags:

2 comentários

  1. Desejo ir para a França. Mas fico preocupada porque ja tive pneumonia, é aconselhável para quem tem problemas respiratória mirar ?

    1. Olá, Neuza. Em geral, o clima da França é ameno e com temperaturas que variam regularmente ao longo do ano. Acreditamos que não ofereça nenhum risco de piora à saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *